Friday, March 23, 2012

Penne Grano Duro - Opção para o fim de semana

 

    Fim de semana chegando, programação de encontros familiares em curso, aquela expectativa de repouso ou mesmo a certeza der que é certa a trabalheira para receber amigos e parentes em casa. Mas o que fazer? Churrasco? Macarronada? Ou vamos todos para um restaurante e a coisa está resolvida.
     Mas vamos com calma! Se você está aqui neste blog, é porque tem a cozinha como o cenário ideal para materialização de suas criações artísticas gastronômicas. E o seu público não pode se decepcionar! Concorda?
     Podemos escolher um prato mais sofisticado, mais elaborado e de fino paladar; mas também podemos escolher um mais simples que é certeza de agradar a grande maioria e também dar a você, a oportunidade de conversar com seus amigos e parentes neste dia.
    A proposta é bem simples, uma bela macarronada com penne grano duro. Esta opção tem status de prato principal como também de um acompanhamento de destaque, uma vez que você poderá combiná-lo com uma bela carne grelhada, um filé de peixe de sua preferência, filé de frango ou mesmo com frutos do mar. Certeza de sucesso absoluto!
   Invista um pouco mais na qualidade da massa. Apesar de termos massas nacionais de qualidade, as importadas ainda são melhores, por conta da qualidade do trigo; e como é um prato que rende bem, vale a pena (sem trocadilhos, por favor) gastarmos um pouco mais.
    Optei pelo penne grano duro, para não sermos repetitivos com o tradicional espaguete (ufa!), mantendo porém, a linha tradicional do preparo de qualquer outra massa. Vamos à receita?
 
Ingredientes

500 g de macarrão penne gran duro
8 tomates (sem pele e sem sementes)
1 cebola média bem picada
2 dentes de alho
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de lemon pepper
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de sopa de salsão bem picado
300 g de muçarela ralada
1 colher de sopa de salsinha picada
azeite extra-virgem a gosto
sal a gosto



Modo de fazer


Cozinhe o macarrão em água fervente com azeite e sal, por cerca de 8 a 10 minutos (normalmente o fabricante indica o tempo de cozimento na embalagem). Reserve.
 
Tire a pele dos tomates e as sementes (você também pode usar tomates que já vem prontos, em latas). Em uma panela, aqueça o azeite e ponha as cebolas para fritar até ficarem douradas. Adicione o alho, cortado em fatias e o salsão. Adicione os tomates e deixe refogando. Coloque um pouco de água, mexendo para formar o molho. Tempere com a canela, o lemon pepper, o salsão e o açúcar mascavo. Deixe encorpar por cerca de uns 10 minutos. Pronto.
 
Unte com azeite, o fundo de uma travessa refratária e adicione uma camada fina de macarrão. Cubra-o com uma camada de molho de tomate e complete com a muçarela ralada. Repita a sequência, até finalizar com uma camada de macarrão. Coloque o restante da muçarela, salpique com um pouco do lemon pepper e leve ao forno por uns 10 minutos. Finalize com a salsinha picada. Sirva quente ou morno.


Esta receita serve para 8 porções.

No comments:

Post a Comment