Monday, August 11, 2014

Lasanha de palmito e alho-poró

 


Já que promessa é dívida, vou logo pagar a minha. No sábado instiguei o paladar dos amigos e amigas com a promessa de publicar uma receita de lasanha com palmito e alho-poró.
Este seria o prato principal do almoço de domingo, dia dos pais; substituindo a velha macarronada de domingo. Mas talvez vocês até pudessem me perguntar – “Poxa, em um dia tão especial, você serviria macarronada?”. Pois é, fácil seria se a clientela fosse mais exigente. Que me pedissem um prato com bacalhau (tem dois aqui em casa que não gostam), que me pedissem um outro prato com camarão (um aqui detesta frutos do mar), que me pedissem salmão ao forno (já enjoaram de comer salmão ao forno), que a paella fosse o prato dia (vetei logo de cara, pois dá muito trabalho), então o que restou em consenso foi uma bela lasanha. Mas qual? Aquela que fosse unanimidade ou que tivéssemos uma opção gourmet e outra tradicional. Venceu esta segunda proposta; e ainda fiz uma especial, de berinjela, para quem não podia comer glúten. Um festival!
Mas cá pra nós. Uma lasanha de palmito com alho-poró tem lá seu toque diferenciado, não é mesmo?. Não é em qualquer lugar que você encontra tal prato.
Como tenho duas filhas que gostam muito de palmito, e uma delas gosta de alho-poró, uni os dois ingredientes e pronto, uma receita surgiu para degustação de todos.
A receita atendeu a família toda, casal e cinco filhos, considerando-se que não temos mais nenhuma criancinha entre nós e a turma come bem. Receita fácil de fazer, lá fui eu pra cozinha e iniciei os trabalhos.
Ah! Lembrei de um detalhe importante. Você pode utilizar a massa pronta para lasanha, encontrada em bons supermercados ou lojas especializadas. Mas se preferir, fazer sua própria massa, fique à vontade.
Então, anotem...

Ingredientes

1 pacote de massa pronta para lasanha
1,5 kg de carne moída de patinho
1,5 litro de molho de tomate*
1,5 kg de mussarela em fatias
2 vidros grandes de palmito picado
1 alho-poró inteiro fatiado bem fininho

Veja a receita no link:

Fazendo

Use uma travessa refratária e cubra o fundo com um pouco de molho, para a massa não grudar. Faça uma primeira camada com a massa, em seguida coloque espalhe uma porção de palmito e de alho-poró. Adicione uma porção generosa do molho e repita o procedimento anterior. Finalize com uma camada mussarela e cubra-a com palmitos e fatias do alho-poró. Se quiser, adicione orégano sobre a mussarela.
Importante saber que a quantidade de molho deve ser o suficiente para cozinhar a massa. Então seja generosa com a quantidade.
Em seguida, cubra a travessa com papel alumínio e leve-a ao forno por 40 minutos em forno médioc (180ºC). Ao final deste tempo, retire o papel alumínio e deixe gratinando por 10 minutos.
Deixe esfriar um pouco e sirva em seguida.


 Bom apetite!

No comments:

Post a Comment