Friday, August 22, 2014

Torta de peras com pistache


Passeando pela internet, vi esta foto e realmente, ela é de provocar os sentidos gustativos de qualquer um. Quando eu a vi, fiquei imaginando o sabor que seria esta maravilha de torta.
É claro que uma boa imagem na culinária é o que primeiro sentido que nos toca; seguido do olfato e finalmente o paladar. E por isso mesmo, é que fui correndo ver nas anotações de D. Jacy, ver ela tinha feito algum registro de torta de maçã que eu pudesse adaptá-lo para esta que aqui vemos.
Confesso que fazer sobremesas não é meu forte, mas tem algumas que realmente, é preciso aprender para servir aos amigos e amigas. Nem tenho muitas delongas a apresentar esta receita. Possivelmente vocês já sabem fazer algo parecido; mas para quem não sabe, veja como é fácil e rápido de fazer esta torta de pêras com pistache.

Ingredientes
Massa
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
1 pitada de sal

Recheio:
6 peras médias descascadas
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
Suco de 1 limão

Finalização
2 colheres de sopa de pistache moído

Fazendo

Massa
Em uma tigela misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente a manteiga e o creme de leite e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro*. Fure a massa com um garfo e asse no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos. Reserve. Abra o restante da massa formando um retângulo, corte em tiras e reserve.

*No caso da imagem da foto, você poderá usar uma forma de pão forrada com papel-manteiga.

Recheio
Corte as peras em fatias e pincele-as com o suco de limão para não escurecerem. Em uma frigideira grande, de borda alta, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até caramelizar. Junte a manteiga, as peras e o vinho branco. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo. Retire do fogo, espere esfriar e coloque sobre a massa assada. Distribua as tiras de massa reservadas sobre o recheio formando um trançado, apertando as pontas contra a borda da massa. Asse em forno pré-aquecido a 200°C até que esteja dourada, por cerca de 40 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva a seguir. Finalize com os pistache moídos.

Como acompanhamento você poderá usar sorvete de baunilha ou mesmo uma porção generosa de chantilly.

Bom apetite!

2 comments:

  1. Olá! que boa receita, onde tu comprastes a forma retangular?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Em São Paulo, você encontra!!!

      Boa sorte e obrigado pela visita!!!

      Delete