Monday, January 19, 2015

Pesto com espinafre baby, alcaparras e amêndoas

 

Quem disse que o molho pesto só pode ser utilizado em uma boa massa? E quem disse que só se faz molho pesto com manjericão; e que só se tem uma receita, tradicional e não se pode variar?
Como vocês podem ver, existem algumas afirmações que induzem as pessoas a pensar de forma equivocada a respeito de determinadas receitas. Que só existe uma maneira de se fazer tal receita e que somente determinado prato pode ter como acompanhamento tal tempero, molho, etc...
Eu geralmente gosto de aprender e testar variações de um mesmo tema e sempre dar aquele toque pessoal, podendo mesmo, alterar tanto em quantidade quanto na variedade dos ingredientes. Assim, acontece com a receita de hoje.
Em março do ano passado, eu publiquei uma receita do pesto alla genovese, como se faz na bela cidade litorânea de Ligúria, na Itália; inclusive, propondo uma pequena variação em seus ingredientes, para facilitar o feitio para alguns leitores.
Desta vez, vamos usar o espinafre, em substituição ao manjericão e adicionando alcaparras e amêndoas. Um molho que você poderá usar como acompanhamento de massas (penne, linguine, fetuttine, etc) e mesmo de alguns peixes de carne branca (saint peter, linguado, robalo, etc). Anotem!

Ingredientes

200g de espinafre baby
1 dente de alho
40g de queijo parmesão ralado de boa marca
2 colheres de chá de alcaparras
50g de amêndoas sem casca fatiadas
100ml de azeite extra-virgem
Sal q.b.
Pimenta-do-reino q.b.


Fazendo

Bata as folhas do espinafre, o alho, o parmesão (rale antes de bater), as alcaparras e as amêndoas em um mixer, até formar uma pasta homogênea. Adicione o azeite aos poucos, até atingir a consistência desejada. Tempere com o sal e a pimenta a seu gosto. Pronto!

No comments:

Post a Comment