Filet Mignon Suíno com Abacaxi



Último dia do ano, e aqui estamos nós, em pleno verão carioca, preparando o cardápio do almoço. Ontem fui ao supermercado e comprei uma peça de filet mignon suíno, uma vez que na passagem do ano, é melhor fazer uma carne de um animal que ande pra frente e não cisque para trás. Dito e feito. Lá estava o filet em cima da mesa da cozinha.
Bem, justiça seja feita, não pude participar do feitio deste prato, uma vez que tive que sair bem cedo e me encontrar com minha filha Luiza, que chegada de Londres e fez uma escala no Rio, seguindo para Brasília. Cecília se incumbiu de fazer o prato. Ainda bem.
Quando cheguei, já encontrei a mesa posta e foi só sentar e me deliciar com o prato. Delícia, que recomendo vocês fazerem para seus convidados, neste novo ano que se inicia.
Feliz Ano Novo a todos os amigos do Cozinhando com Amigos! E bom apetite neste 2013 que se inicia!

Ingredientes

1 kg de filet mignon de suíno
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de alho desidratado
Suco de 2 limões
Sal a gosto
Azeite extra virgem

Fazendo

Tempere o filet com os ingredientes e deixe marinando por 12 horas na geladeira.
No dia seguinte, em uma frigideira pré-aquecida grelhe o filet no azeite, até que sua superfície fique dourada. O ideal é que a carne fique bem cozida por dentro, mas que também fique macia.
Para finalizar, frite cebolas bem finas em rodelas, na mesma frigideira – aproveitando o caldo que se formou; corte o filet em fatias e cubra-os com o molho acebolado.
Esse prato pode ser acompanhado com rodelas de abacaxi ou outro de sua preferência.

Bom apetite!

Wednesday, December 26, 2012

Salada de grão-de-bico


    Chega o Natal e todo mundo corre para publicar fotos e receitas de pernil, peru, bacalhau, chester e outras tantas receitas. Pois bem, nem me preocupei desta vez em fazer o mesmo. Acho que tem tanta receita boa, que o leitor certamente encontrou e fez neste Natal, uma de seu agrado e claro, de seus convidados.
     Cecília teve a boa idéia de fazer uma salada de grão-de-bico e eu a apoiei de imediato; uma vez  que eu já iria fazer o tradicional pernil, nada melhor do que fazer uma entrada com uma salada. Pronto. Estava decidido.
     Mas se você está na organização do almoço, nem sempre sobra tempo para organizar e ficar na cozinha; sendo assim, adivinhe para quem sobrou a salada!? Tá bom, nada demais, coisa simples; mas como sei que o que é simples para um, pode não ser simples para o outro; aqui está a receita da salada de grão-de-bico - agora para ser feita no Ano Novo - caso você queira um prato levezinho. Então, anotem.

Ingredientes

200 gr de grão-de-bico
2 tomates
1 cebola-roxa média
2 folhas de cebolinhas picadas
1 ramo de manjericão fresco
2 carambolas fatiadas
2 acerolas

Fazendo

Deixe o grão-de-bico de molho por cerca de oito horas (da noite para o dia). Leve ao fogo em uma panela de pressão e deixe cozinhando por cerca de dez minutos, após levantar fervura. Retire do fogo, escorra a água e deixe esfriando.
Pique o tomate em cubinhos, fatie a cebola bem fina, pique a cebolinha e fatie a carambola.
Tire a casca do grão-de-bico e coloque-o em uma travessa ou bowl, junte os demais ingredientes e finalize com as folhas de manjericão e as duas acerolas.
Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos e sirva em seguida.

Bom apetite !

Wednesday, December 5, 2012

A arte e a Gastronomia

At the Restaurant, Glen Preece. Australian born in 1957        

Edwardian Interior, Harold Gilman. English Camden Town Group Painter (1876 - 1919)

Ramon Casas - Interior al aire libre (1892)
Statens Museum for Kunst In A Roman Osteria 1866 - Details Carl Bloch


Salada simples...e como

 

    Preaparar uma salada, é uma das primeiras coisas que a gente aprende em culinária. É bem mais fácil do que fazer Miojo, certamente. A combinação de folhas, tubérculos, legumes e outros ingredientes é quase infinita, mas existem algumas que são clássicas e já consagradas. Alface com tomate é uma delas. Para mim, mais simples do que isso, impossível. Mas sempre podemos fazer alguma coisa, que dê um toque diferenciado e que não fuja de sua origem.
    Na foto acima, temos um exemplo de salada, daquelas que você é informado que vem visita para almoçar e você nem tinha pensado em caprichar tanto; daí tem que improvisar uma salada simples mas com um toque gourmet. Resultado: Dessa não sobrou nada. Sucesso total.
     A alface utilizada foi a romana, que tem uma coloração variada de tons verdes, o que por si só já causa um efeito visual bem interessante. Os tomatinhos-cereja se avivam no contraste com o alface. Como complemento, usamos azeitonas pretas curtidas no azeite (podendo adicionar uma leve pitada de pimenta calabresa em flocos, se for do seu gosto). Você também pode adicionar um punhadinho de croutons sobre ela, mas também pode ser colocado à parte, para quem não puder comer glúten.
      Bom apetite para você e sua visita inesperada!

Pernil de Cordeiro ao Alho e Alecrim

 

Final do ano chegando, todo mundo pensando nas festas de Natal e Ano Novo. Além dos presentes, tem outro assunto que boa parte das pessoas se preocupa; o que fazer na ceia do Natal ou do Ano Novo. Vale repetir o prato do ano passado? Sempre tem de ser aquele peru recheado? O pernil de porco assado providencialmente na padaria, pois não cabe no forno do fogãozinho de quatro bocas. O bacalhau também é muito cotado nesta época, tendo por concorrente o salmão, que chegou com preço mais acessível e de sabor apreciado.
Bom, estes são apenas exemplos mais comuns, no universo da gastronomia natalina brasileira. Mas quero dizer que existem outras opções, tão boas quanto as citadas bem como os preços bem competitivos.
Talvez por ter um “pezinho” lá no oriente médio, sugiro uma opção que talvez você se surpreenda ou mesmo surpreenda seus convidados. Uma receita de pernil de cordeiro com sotaque espanhol. Uma excelente opção uma vez que aniversariante do dia 25 é daquela região.
Pernil de Cordeiro Assado com Alho e Alecrim. Assim é o título da receita de hoje e que por chegar agora no blog, lhe dará tempo de encomendar ao seu açougueiro ou encontrar nos bons supermercados de sua cidade.
Tenho certeza de uma coisa, um universo de aromas tomará conta de sua casa, ao elaborar este prato, cuja carne tenra se harmoniza com alecrim e o alho. Então, anotem a receita.

Ingredientes

15 dentes de alho com casca
Azeite extra virgem
1 pernil de cordeiro com cerca de 1,5 kg
1 maço de alecrim fresco
20 batatinhas inteiras lavadas e com casca
250 ml de vinho tinto seco

Fazendo

Esfregue nas mãos o alho com azeite para que fiquem bem impregnados. Coloque-os em uma vasilha pequena e deixe-os assando por cerca de 20 minutos a uma temperatura de 200ºC ou até que fiquem bem macios. Para que o alho não fique escuro, cubra-o com uma folha de papel alumínio com a parte brilhante para dentro.
Retire a casca do alho, amasse-o com um garfo ou pilão, adicione ½ colher de sopa de azeite e misture bem formando uma pasta. Faça pequenos furtos na carne do cordeiro e preencha-a com esta pasta. Deixe marinando por um mínimo de 2 horas.
Tempere o pernil com o sal com pimenta e em seguida, coloque-o em uma forma refratária sobre uma camada de alecrim. Passe azeite nas batatinhas e coloque-as ao redor do cordeiro coloque mais uns ramos de alecrim sobre ele.
Leve ao forno a uma temperatura de 230ºC por uns 10 minutos, reduza depois para 180ºC e deixe assando entre 45 minutos a 60 minutos ou até ficar bem dourado.
Passe o cordeiro para uma travessa. Neste ponto as batatas deverão estar macias, caso não estejam, volte com elas ao forno e deixe assando por mais alguns minutos até ficarem bem macias.
Para fazer o molho, retire o excesso de gordura da forma e reserve os ramos de alecrim. Despeje o vinho na forma e deixe ferver até que se reduza à metade. Corrija o sal do molho, se necessário. Desligue o fogo e despeje o molho em uma molheira.
Corte o cordeiro em fatias, acompanhado das batatas e regue-o bem com o molho.
Boas festas!