![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVwMGsxCrxoA6Ve00Usgqo20s2uy6QjweySsXpeA4WByhp6EwuL_5MmcughErIgI6bjbuihn_kFe8rPhuKVDK2AABHRAT0IeV0wnhKpxZdWq4fHpdZOJwjI1JgXtuy1ZhR3vYp_UytoQg/s280/Cataplana+de+Bacalhau.jpg)
Que os patrícios de além-mar são exímios cozinheiros, disto nós do lado de cá, já sabemos a mais de 500 anos. E nesse período de convivência, fomos aprimorando técnicas e receitas em diversos pratos; mas cá pra nós, o jeito dos portugueses prepararem uma boa bacalhoada, é de tirar o chapéu, meu senhor!
Não decorei ainda, toda a diversidade de maneiras de se fazer este nobre peixe; que de norueguês, só tem a origem, pois o manejo e a ciência do fazer, vem das terras lusitanas.
Como a páscoa, é o período em que ele se sobressai, o bacalhau ainda é senhor na preferência do cardápio domingueiro; e nada como mais uma boa receita, para vocês brindarem seus amigos e familiares. Desta vez, vamos conhecer o bacalhau feito na cataplana, que é uma panela típica da região do Algarve; com duas cubas articuladas unidas por presilhas, parecendo um marisco. Os alimentos são cozidos um pouco à vapor e um pouco na pressão. Se você não possuir um utensílio deste (desde já, coloque na lista de pedidos para algum amigo ou parente que more lá, traga uma de presente), use a tradicional panela de pressão, que dará um bom resultado também.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqnAAZT9LtZTRWqnrK3c-Fj-UdSvNAxfzMT7gfnx-I_GvTBK-6llP8r2jD8_hT-ioVOjeNvDcc7x54ZkPghTs5y6YPOOKCISrtKeJELZVFPrAj3BU8Rx7MT8Y3wcFR9nS3k8s1Y6wT_5A/s280/Cataplana30.jpg)
Os ingredientes podem ser substituídos por outros, caso não goste de algum dos aqui indicados. Mas vamos ver se você resiste, ok!?
Ingredientes
500 g de bacalhau
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
20 vieiras (ou mariscos) com casca - que devem estar bem limpas
15 lagostins
1 pimentão vermelho cortado em quadrados
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
6 batatas médias e cortadas em cubos
2 folhas de louro (opcional)
1 colher de café de páprica picante (opcional)
sal a gosto
1 colher de sopa de salsinha picada
Modo de fazer
Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro, trocando a água de 2 em 2 horas. No dia seguinte, coloque-o na cataplana (ou panela de pressão) com o azeite e os demais ingredientes. Tempere com o sal e leve ao fogo baixo (160ºC) por aproximadamente 30 minutos. Retire da cataplana, coloque-o em uma travessa e finalize com a salsinha picada.
Bom apetite!
Esta receita serve 4 porções.
Io adoro il baccalà! Questa ricetta è super :)
ReplyDeleteVisite a n/Página
ReplyDeletehttps://www.facebook.com/pages/Produtos-de-Consumo-Corrente/164281356941713