Domingo, dia de fartura. Dia de encontrar e receber amigos. Dia de preparar aquele prato especial, do caderno de receitas da nona ou da mama. Pois avó e mãe, sempre tem uma receita especial guardada em seus cadernos de receitas - alguns guardados a sete chaves; e aquelas que não tem caderno, trazem na memória, suas especialidades e delícias, que se perpetuam por gerações.
Especialmente no dia de hoje, marcamos de fazer um almoço comunitário, onde cada amigo traria uma especialidade com sua assinatura, independente de ser de sua autoria ou não.
Tivemos vários pratos a compor um laudo almoço, em que convidados se revezavam na escolha do que comer. Tivemos vários pratos, dentre eles, bifinho Gengis Khan, do amigo Pachá, couve-flor gratinada, da Cristiana; galinhada goiana, da Marize; mandioca (aipim) cozida, da Aninha Guedes; galego com polenta, da Suely (que comprou pronto, mas que estava uma delícia), salada verde, da Márcia; e por fim, uma lasanha com camarão, razão desta publicação.
As pessoas que comeram a lasanha, de imediato pediram a receita, e os amigos do Facebook, não fizeram diferente. Ora, o que tenho a dizer é que não há nada diferente da maneira tradicional de fazer uma lasanha à bolonhesa. A diferença básica está na substituição da carne moída pelo camarão. Porém, o que dá o toque diferenciado é a preparação do molho. Aqui está o segredo. Pelo menos o meu, mas cada um tem sua própria receita e poderá optar pelos ingredientes de sua preferência.
Mas vamos à receita, que já estou ficando com fome e impaciente. Anotem.
Ingredientes
500 g de massa para lasanha*
1 kg de camarão para molho (limpo sem casca e sem cabeça)
2 cebolas grandes
3 dentes de alho descascados
1 colher de sopa rasa de sal
3 latas de tomate sem pele e sem sementes
2 caixinhas de polpa de tomate
1 colher de chá de lemon pepper
1 colher de sopa de orégano
1 colher de sopa de açúcar
700 g de muçarela ralada
6 fatias de provole
1 pitada generosa de noz moscada
azeite extra virgem
* Você pode optar por massa prontas frescas ou pacotes industrializados à venda nos supermercados.
Fazendo
Em uma panela de borda alta, coloque azeite até cobrir o fundo, deixe aquecer em fogo alto e coloque as cebolas cortadas em pétalas. Deixe cozinhando até que fiquem bem macias. Faça uma pasta com o alho e o sal e acrescente à panela. Misture bem. Acrescente os tomates e corte-os em pedaços grossos com uma colher. Misture. Acrescente os camarões, tempere-os com o lemon pepper, misture bem e deixe cozinhando em fogo médio por 10 minutos. Acrescente a polpa de tomate. Tempere com sal a gosto e deixe cozinhando por 15 minutos ou até o molho engrossar. Coloque o açúcar para cortar a acidez do tomate e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
Para a montagem da lasanha, use uma travessa refratária de borda alta (eu não gosto de travessa de alumínio, mas fica a seu critério). Coloque uma concha de molho no fundo da travessa, coloque uma camada com as folhas de lasanha cubra com uma camada de muçarela. Repita a operação até a borda da travessa. Finalize com as fatias de provolone. Acrescente a noz moscada por cima e leve ao forno alto por 20 minutos.
Detalhe: O molho deve ser adicionado em porções generosas, pois é ele quem vai cozinhar a massa da lasanha.
Esta porção serve 10 pessoas.
No comments:
Post a Comment