Rolê de frango com bacon - comidinha de boteco


Pronto! Aqui estamos de volta com mais uma receitinha de comidinha de boteco. Rolê de frango com bacon. Um petisco que pode ser o prato principal.
Tá bom que não é lá a receita ideal para quem está de dieta ou está precisando perder peso, pois caloria aqui tem de sobra. Mas de vez em quando, não fará mal. Sabendo que tudo aquilo que você come, você tem que queimar – já dizia o personal lá na academia.
Com um quilo de peito de frango, você faz aproximadamente uns 12 rolês. O suficiente para você comprar um envelope de bacon em fatias.
Corte o frango em tiras e tempere-o com o tempero de sua preferência; ou então, faça uma misturinha com sal a gosto, uma colher de café de gengibre em pó, dois dentes de alho bem amassados, uma colher de sopa de suco de limão e passe em todas as tiras. Deixe de molho por duas horas.
Enrole-as com as tiras de bacon, mantendo-as presas com palito de madeira. Utilize uma frigideira de borda alta e coloque uma boa quantidade de azeite (ou óleo de milho). Deixe aquecer bem e frite os rolês de dois em dois. Deixe-os fritando até ficarem bem dourados e com aspecto crocante. Coloque-os para “secar” em papel toalha e sirva em seguida.
Bom apetite!

Saint Peter ao forno com legumes - receita mediterrânea


Saint Peter. Aparentemente um peixe com uma certa sofisticação (também, com esse nome!), mas de preço acessível, o saint-peter pode ser uma excelente opção para quem quiser sair do modismo do salmão. Isso mesmo, já que o salmão agora está na moda, ficou parecendo que não existem outros peixes saborosos neste planeta.
Tenho visto nos supermercados e peixarias do bairro, pessoas que não tem o hábito de comer peixe escolherem salmão como a única opção para suas receitas. Sempre que posso, oriento os amigos e mesmo desconhecidos, a escolherem outros bons peixes vendidos no mercado.
É o caso do saint-peter, um peixe que possui carne branca e textura macia e que dificilmente você “errará” na escolha. Certamente seus convidados irão gostar e até pedir para repetir a receita.
Da família da tilápia, é encontrado com preço bem acessível e vendido em filés, facilita sua popularidade e escolha na lista de compras.
Uma das receitas que gosto de fazer é saint peter com legumes ao forno, uma receita mediterrânea que dispensa o arroz como acompanhamento, uma vez que temos carboidratos em sua composição.
Vamos a receita?

Ingredientes

1 kg de filé de saint peter (ou tilápia) cortado em pedaços
1 cebola grande cortada em pétalas
2 batatas médias cortadas em rodelas
Meio bouquet de brócolis
3 tomates médios cortados em pedaços
1 talo de alho poró
1 colher de chá de lemon pepper
3 colheres de sopa de vinho branco seco
Azeitonas pretas
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Lave os filés em água corrente e coloque-os em uma vasilha. Tempere-os com sal, azeite e lemon pepper; adicione o vinho e o azeite. Coloque o peixe na geladeira e deixe-o marinando até o dia seguinte.
No dia seguinte, coloque as rodelas de batata no fundo de uma travessa refratária, untada em azeite. Espalhe os pedaços de saint peter juntamente com as pétalas de cebolas, o alho-poró e o brócolis (cortados em pedaços). Regue com o molho de azeite e vinho branco. Cubra a travessa com folha de alumínio e leve ao forno a uma temperatura de 230ºC (fogo baixo). Deixe assando por 30 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire a folha de alumínio e adicione as azeitonas pretas e os pedacinhos de tomate. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite e leve ao forno por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Bom apetite!

Wednesday, October 23, 2013

Paleta suína com batatas sauté


A paleta a meu ver é uma das partes mais saborosas da carne suína. Talvez pelo seu tamanho, ideal para uma família pequena; mas também pelo sabor encorpado que o osso que a acompanha lhe proporciona.
Fácil de manusear ocupa pouco espaço na geladeira, quando da necessidade de deixa-la marinando por algumas boas horas. O tempero se incorpora com suavidade deixando a carne perfumada e com sabor inenarrável.
Hoje em dia, é fácil encontrar tal corte em bons supermercados, você a encontra juntamente com outros cortes, mas caso na sua cidade não haja um supermercado, peça ao seu açougueiro que corte uma peça, que não deverá ter mais de 1kg ou 1,2kg. Como eu disse, ideal para um almoço sem sobras.
Gosto de acompanhar a paleta com batatas sauté você pode fazê-la de duas maneiras, fritas ou assadas; conforme sua vontade ou necessidade, pois tem pessoas que não gostam de frituras.
Tá bom, deixemos de tanta introdução e vamos à receita, que é o que vocês querem saber.

Ingredientes

1kg de paleta suína com osso
1 cebola média bem picada
4 dentes de alho amassados
1 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de semente de mostarda
Pedacinhos de pimentão vermelho cozido
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de vinagre de mel
50 ml de vinho branco seco
3 colheres de tomatinhos cereja
2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Coloque a paleta em uma travessa e reserve. Prepare os ingredientes que você vai usar, da seguinte maneira: Em um bowl, coloque a cebola cortada em pedaços pequenos; quando amassar o alho para tirar a casca corte-o em pedaços pequenos (não muito) e junte com a cebola; o mesmo você fará com demais ingredientes. Misture bem fazendo um molho bem homogêneo.
Utilize um saco plástico para cozinha e coloque a paleta dentro. Despeje todos os ingredientes em seu interior, feche bem o saco e misture-os bem à paleta. Coloque-o na travessa e deixe marinando por umas 8 horas. Como vê, o ideal é deixar da noite para o dia, para apurar bem o tempero à carne.
Aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC (fogo baixo). Regue com azeite uma travessa refratária e coloque a paleta. Despeje um pouco do molho e cubra-a com uma folha de alumínio. Guarde po restante do molho. Você vai precisar. Deixe assando por aproximadamente uma hora e meia. Retire o alumínio e regue a paleta com restante do molho. Deixe dourar por 30 minutos. Finalize com uma frigideirada de tomatinhos cereja no azeite e azeitonas verdes fatiadas.

As batatas, como eu disse anteriormente, podem ser feitas duas maneiras – fritas ou assadas. O importante é que as duas maneiras são excelentes para acompanhar a paleta, dispensando até, o acompanhamento de arroz.

Ingredientes

4 batatas médias (cortadas em fatias ou cubinhos)
1 colher de sopa de manteiga (com ou sem sal)
1 colher de sopa de orégano ou salsinha picada
Sal a gosto
Obs.: Se for fritar, use óleo de milho, fica melhor do que o de soja (que aliás, foi banido da cozinha aqui de casa, alguns anos).

Fazendo

Enquanto a paleta está dourando, descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água quente; adicione um pouquinho de sal. Quando ela estiver um pouco macia (al dente), escorra a água e reserve. Em uma frigideira (pequena) de borda alta coloque uma quantidade generosa de óleo (cerca de 3 dedos) e deixe aquecer bem (dica: coloque um dente de alho, com casca, para não “queimar” o óleo); frite aos poucos a batata e deixe-as secando em papel toalha. Ao fritar todas as batatas, salpique a salsinha sobre elas.
No caso da batata, apenas cozida, derreta a manteiga em pequena frigideira, coloque a salsinha picada ou o orégano. Coloque as batatas junto com a paleta e derrame a manteiga sobre as batatas.

Sirva em seguida e bom apetite!

Sunday, October 6, 2013

A Arte na Gastronomia - Coletânea

Mary Cassatt - La Tasse de chocolat, 1897

Hope Gangloff, Blaze and Sauce, acrylic on canvas

1886 Anna Ancher (Danish Skagen; 1859-1935) ~ Pigen i køkkenet (Girl in the Kitchen)

Joseph Lorusso - Cafe Lovers