Tuesday, April 26, 2011

Arroz Sete Grãos com Bacalhau


    Na páscoa, resolvi fazer algo diferente. Lógico que teríamos peixe. Mas qual? A proposta foi decidida de forma unânime pelas meninas lá de casa. teríamos bacalhau e pronto!
    Comprei então, 1 kg de bacalhau em lascas e resolvi fazê-lo com arroz. Até aí tudo bem. Mas eu queria uma coisa mais diferente, do que fazê-lo com arroz branco.
    E porque não fazê-lo com um arroz diferente!? O arroz sete grãos me pareceu ser perfeito para este prato, pois o sabor do bacalhau teria um contraste interessante com o sabor deste arroz especial.
    Este tipo de arroz, pode ser encontrado em grandes supermercados;  e seu nome se dá por conter arroz integral, cevada, aveia integral, trigo integral, canola, quinua e linhaça, reunidos em uma mistura bem equilibrada.
    Vamos à receita?....E bom apetite!

Ingredientes

1kg de bacalhau do Porto em lascas
500g de arroz sete grãos
1 cebola grande
2 dentes de alho
4 colheres de azeite
sal a gosto

Modo de fazer

    Em uma vasilha com água, coloque o bacalhau e deixe-o dessalgando. Troque a água de 2 em 2 horas, de um dia para o outro. Reserve.
    Em uma panela pré-aquecida, refogue  no azeite a cebola, em pedaços pequenos e o alho bem picadinho. Quando estiver bem dourado, acrescente o arroz e mexa bem.
    Cubra o arroz com água até a altura de uns dois dedos. Tempere com sal e em seguida tampe a panela. Deixe o arroz cozinhando em fogo baixo por uns 30 minutos. Quando o arroz estiver com pouca água, acrescente o bacalhau misturando-o com o arroz. Corrija o sal, se necessário.
    Quando estiver pronto, pegue um aro de metal e faça as formas em um prato. Decore com pimenta vermelha ou com raminhos de salsa.
    Voce poderá usar como acompanhamento a este prato, batatas soutés ou  batata palha.

No comments:

Post a Comment