Tuesday, January 22, 2013

Filet Mignon sobre mousseline de abóbora com couve mineira e molho de cebolas ao shoyu


    Hoje deu vontade de criar algo diferente. Aproveitei que D. Jacy ia fazer um purê de abóbora e incrementei um pouco o cardápio do dia. 
    É fato que no verão, a gente fica meio cismado de comer feijão, arroz e essas coisas que parecem que aumentam ainda mais o calor. Como disse anteriormente, em outra receita, às vezes dá vontade de comer só saladas frias, tomar sucos ou qualquer outra refeição que nos refresque. Este prato é algo parecido, pois você pode mantê-lo do jeito como apresentei na foto e se for o caso de estar chovendo e ficar um pouco mais frio (como foi no dia de hoje), você poderá acompanhá-lo com uma pequena porção de arroz - imagino que com o "arroz 7 grãos" ficaará ótimo!
    Então vamos anotar a receita!?

Ingredientes

500g de filet mignon cortados em medalhões
2 cebola médias fatiadas
1 cebola pequena picada
1 pacote de couve cortada bem fininha
2 dentes de alho
250g de abóbora (de casca branca)
200g de queijo parmesão ralado
sal a gosto
azeite extra-virgem




Fazendo

A opção de utilizar a couve já cortada (comprada no supermercado) é por poder usá-la integralmente e ser mais rápido seu feitio.Fica a seu critério. Mas certifique-se que ela esteja cortada bem fininha e bem verdinha. Faça um bom refogado com alho picado e azeite. Tempere apenas com sal.Reserve.

Descasque a abóbora e corte-a em cubos pequenos para que acelere seu cozimento em água quente. Quando estiver quase se desmanchando, desligue o fogo, escorra a água e amasse-a bem até formar um creme consistente. Rale a cebola pequena e deixe dourando-a no azeite, em uma panela pequena de borda alta. Acrescente o creme de abóbora e tempere-o com o sal (se quiser, adicione uma pitada de pimenta-do-reino ou de noz moscada). Mexa bem para que o sabor tome conta de todo o creme. Acrescente o queijo parmesão ralado e reserve.

Os bifes devem ser fritos de dois em dois (no máximo de três em três), em azeite bem quente. Para que não crie água na frigideira. Escolha em que ponto você gosta do bife, se mal passado, no ponto ou bem passado. Reserve-os em uma travessa de borda alta.

Na mesma frigideira em que você fritou os bifes, frites as cebolas em rodelas bem finas, acrescente quatro colheres de sopa de molho shoyu. Deixe cozinhar por dois minutos para que reduza um pouco o molho. Quando estiver pronto, derrame o molho sobre os bifes.

Reaqueça rapidamente a couve (cerca de dois minutos, no máximo) e monte o prato, conforme mostrado na foto.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment