Sunday, March 5, 2017

Torta de chocolate ganache



     Fazer tortas, como sempre digo, não é o meu forte, mas venho aprendendo a fazê-las por necessidade em atender clientes de paladar mais exigente e que após saborearem um bom prato principal, não resistem a uma boa sobremesa. Como dizem: “Uma coisa leva a outra”. E assim, vou eu, aprendendo coisas que saem um pouco do meu dia a dia de cozinheiro, me aventurando (com certo receio, confesso) nas searas das patisseries.
    Ainda bem que esta torta não exige muito profissionalismo. Qualquer dona de casa que tenha um mínimo de equipamentos, poderá fazê-la e surpreender seus convidados com uma sobremesa bem vistosa e saborosa.
Vamos a ela, pois!

Ingredientes

3 colheres de sopa farinha de amêndoas sem casca
6 colheres de sopa de açúcar
1 ¼ xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de raspas de casca de laranja (opcional)
1 pitada de sal
120g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
340 gr de chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos
1 ¼ xícara de creme de leite fresco (se você não tiver, pode usar o de caixinha, vai dar certo)
três ou quatro framboesas para decorar (opcional)


Modo de fazer

     Mantenha o forno pré-aquecido a 180 graus. Misture a farinha de amêndoas com o açúcar, a farinha de trigo, as raspas de laranja e o sal. Adicione a manteiga e misture até obter uma farofa. Espalhe a massa em uma forma refratária (20 cm de diâmetro) até cobrir toda a superfície e as laterais. Asse por uns 20 minutos ou até dourar e ficar com textura consistente. Deixe esfriar bem; o que levará mais ou menos uns 45 minutos.
    Para fazer a ganache, coloque o chocolate picado em uma tigela grande (você também encontra em lojas especializadas, chocolate em gotas, próprio para ganache). Esquente em uma panela, o creme de leite, até começar a ferver, mexendo sempre. Coloque o creme quente na tigela com o chocolate e mexa até obter uma textura lisa e cremosa.
    Despeje a mistura de chocolate sobre a massa e leve a geladeira por uma hora. Se quiser, enfeite com framboesas.

     Bom apetite!

1 comment:

  1. Water Hack Burns 2lb of Fat OVERNIGHT

    Over 160,000 men and women are losing weight with a simple and secret "liquid hack" to drop 1-2lbs each night while they sleep.

    It's very easy and it works with anybody.

    This is how to do it yourself:

    1) Go get a clear glass and fill it half full

    2) Then follow this awesome hack

    and become 1-2lbs lighter in the morning!

    ReplyDelete