Sunday, August 18, 2013

Comidinha Caseira - Fidelinho com Carne de Panela



        No dia a dia da cozinha caseira, a rotina não abre muito espaço para comidinhas gourmet. A velocidade do cotidiano nos faz improvisar muitas vezes, com o que temos na geladeira, no freezer ou na despensa.
        O sábado é um dia que considero meio sem graça. Por quê? Porque não tem o glamour do domingo, quando reunimos a família, os parentes e os amigos e caprichamos mais no cardápio. Mas também não é dia de semana e temos mais tempo de organizar algo um pouco mais elaborado. Na verdade eu acho o sábado, o melhor dia de eu ir com a família ao restaurante na hora do almoço.
Mas tudo bem, a gente deve sempre aceitar os “desafios” e mostrar nossa versatilidade em situações “adversas”. E assim, fui para a cozinha, preparar o almoço de sábado. O cardápio ficou decidido com o que eu tinha em mãos – uma boa peça de alcatra e uma boa massa de “fidelinho”.
Até me perguntaram no Facebook, qual é o segredo de se fazer o fidelinho, no que eu respondi que o ideal é seguirmos as recomendações do fabricante (no caso de você usar as massas convencionais), mas se você usar uma massa caseira verifique o ponto na forma tradicional de experimentar se está all dente ou mais macio, de acordo com sua preferência. Outro detalhe, é que ao fazer o fidelinho, eu o enxáguo depois de cozido. Isso faz com que fique bem soltinho. Considerando ainda, que depois que eu o coloco na panela com água quente, eu adiciono uma dose generosa de azeite; e é claro, o sal. Ah! Lembrei-me, coloquei uma pitada de orégano e deixei cozinhando.
Enquanto cozinhava o macarrão, cortei a carne em cubos, em pedaços de mais ou menos 3 cm. Como ela ia ser cozida na panela de pressão, os temperos seriam colocados lá diretamente.
Então, vamos a lista de ingredientes e a maneira como fiz.

Ingredientes
Massa
1 pacote de fidelinho (usei o nº 10)
2 colheres de azeitona fatiada
100 g de parmesão ralado
1 colher de azeite
Sal a gosto

Carne
1 kg de alcatra cortada em cubos
1 cebola grande em pedaços
2 dentes de alho fatiados
2 cenouras cortadas em pedaços grandes
1 colher de sopa de lemon com ervas finas
200 ml de vinho
Azeite extra virgem
Sal a gosto

Fazendo

A massa
A receita do fidelinho eu já descrevi acima, mas continuo enfatizando que você siga as instruções do fabricante. Depois de cozido, coloque-o em uma travessa refratária com o fundo em azeite e adicione as azeitonas e o queijo parmesão. Leve ao forno em fogo baixo, por 15 minutos. Finalize com um raminho de salsa.

A carne
Corte a carne em cubos de aproximadamente 3 cm. Corte a cebola em pétalas e frite-as na panela de pressão até que fiquem douradas. Acrescente o alho fatiado, deixe dourar e em seguida coloque a carne. Junte os demais ingredientes e mexa tudo para que a carne fique temperada por igual. Acrescente o vinho. Reserve a cenoura. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto por 20 minutos. Verifique se a carne está macia e adicione as cenouras. Tampe e deixe cozinhando por mais 10 minutos ou até que as cenouras estejam cozidas. Deixe cozinhar por mais alguns minutos para engrossar o caldo.

Você pode acompanhar este cardápio com um bom pão italiano. Bom apetite!

No comments:

Post a Comment