Sunday, August 18, 2013

Costeleta de Suíno à Indiana


Domingo. Dia das experiências, pois o que não falta é gente para testar e dar opinião a respeito das receitas postas à prova. Se não forem as meninas daqui de casa, tem os parentes que sempre nos honram com suas presenças. E não foi diferente este domingo.
Busquei na culinária indiana, a inspiração necessária para preparar um prato que há tempos eu vinha pensando. Prato do dia: Costeletas de suíno à indiana.
Considero a carne de suíno delicada, pois a gente tem que saber trabalhar com ela. Aproveitar sua própria gordura e mesclar seu sabor com os temperos que adicionarmos; além de mantê-la macia e hidratada depois de devidamente assada.
Pensei em um tempero ao estilo indiano, que tivesse a base de curry (saiba mais sobre este tempero) com toques de cardamomo. O aroma deveria lembrar os pratos servidos nos palácios da Índia. Então, como vale a pena sonhar, peguei as costeletas e comecei a trabalhar.
Anotem os ingredientes.

Ingredientes

6 costeletas de suíno (1 kg)

Temperos para a carne
1 colher de chá de cardamomo
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de aniz estrelado
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de ervas finas
Suco de 2 limões
Sal a gosto
Azeite a gosto
1 cebola média cortada em rodelas

Finalização
Conserva de pimentões assados
Abacaxi em pedaços
Rodelas de limão

Fazendo

O segredo (se é que podemos chamar assim) é deixar as costeletas marinando de um dia para o outro. Vamos preparar a marinada primeiro.
Em uma vasilha, junte todos os temperos e prepare a marinada. Use um saco plástico, destes para cozinha, e coloque as costeletas dentro. Despeje a marinada e misture bem para que toda a carne fique temperada. Coloque o saco plástico em uma travessa e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro.
No dia seguinte, duas horas antes da hora do almoço, retire as costeletas da geladeira e reserve.
Pegue uma travessa refratária, cubra o fundo com um pouco de azeite e espalhe as rodelas de cebola (formando uma “cama” para receber as costeletas). Arrume as costeletas na travessa e derrame a marinada sobre elas (reserve um pouco para colocar mais tarde). Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno em fogo alto por 1 hora. Retire a folha de alumínio e despeje o restante da marinada sobre as costeletas. Volte ao forno em fogo baixo e deixe assar por mais 30 minutos ou até ficarem douradas.
Retire-as da travessa e coloque-as em outra, finalizando com pimentões assados em conserva e pedaços de abacaxi e rodelinhas de limão.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment