Dizem que em time que está
ganhando não se mexe. Será mesmo? Será que a tônica da conversa será sempre
esta?
Pois eu discordo. Como em
um jogo de futebol ou vôlei, basquete e outros, em time que está ganhando,
devemos mexer sempre. É preciso sempre ter um plano B ou C. Estabelecer uma
dinâmica variável, pois a concorrência é inteligente e está sempre alerta para
o sucesso de seu empreendimento.
Qualificar funcionários e
estagiários é notoriamente, um dever básico em qualquer atividade comercial; porém,
a continuidade dos treinamentos deve ser uma constante, inclusive do próprio empresário
e seus gerentes. A versatilidade e gentileza no atendimento ao público e
entendimento daquilo que se propõe vender, deve estar sempre em sintonia – a do
trabalho em equipe.
É desagradável, buscarmos
um serviço e aquele que nos atende, sabe pouco ou nada do que estamos pedindo. Nos
indica a outro que sabe tanto quanto o primeiro e assim “passeamos” por um bom número
de recursos humanos da empresa até chegarmos àquele que sabe exatamente o que
pedimos. E pasmem, isto acontece não só em pequenas empresas, mas também em
grandes empresas!
Quando falo “empresas”,
pode ser qualquer segmento empresarial e as que nos dizem mais respeito, no ramo de alimentação.
Saber trabalhar em equipe
é muito importante e cabe ao “técnico” estabelecer esta sinergia entre seus
comandados. Não basta pensar na execução de uma tarefa individualmente. É
preciso que todos estejam sintonizados no sucesso do grupo e na empresa em si. Ao
final, todos ganham e a perpetuação no mercado se faz de forma mais consistente
e duradoura.
Quem não gosta de ser bem
atendido com rapidez, educação e de forma bem objetiva? Todos! É óbvio.
Portanto é preciso que seu estabelecimento esteja sempre nesta sintonia de “visão
de grupo”.
“Ah! Mas não é fácil!”
diriam alguns. “Isto na teoria é ótimo, mas na prática é muito difícil de
acontecer!”, diriam outros. Mas lembre-se que a eficiência da equipe é ditada
pelo técnico. Por aquele que sabe liderar e se encarrega de fazer com que a
equipe transcenda as regras do “manual” e exercite a criatividade de se superar
sempre.
Tenho visto alguns
restaurantes abrirem e fecharem de vez na mesma velocidade. Tenho visto outros
tantos se manterem por um tempo pela força do capital empregado e não pela
satisfação dos clientes. Mas tenho visto outros, serem referência na qualidade
do atendimento, em todos os setores – e não estou falando de fast-food, por
favor! São restaurantes (alguns de boteco), que
possuem uma percepção de administração com característica familiar, onde
empregados e patrão trabalham juntos e unidos, mantendo sua freguesia por anos
a fio e buscando sempre algo diferenciado – seja no cardápio ou na maneira de
atender – fazendo com que nossa lembrança seja sempre ativada quando queremos
levar alguém a conhecer um bom lugar para almoçar, lanchar, jantar ou
simplesmente tomar um café.
Não é um conceito, é uma
realidade!
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