Está chegando o Natal e certamente você já deve estar pensando qual o prato com que você receberá seus familiares e amigos. Aqui no Brasil, como sabemos, já é tradicional na maior parte do país, o bacalhau e o pernil - herança de nossos antepassados portugueses.
As receitas são as mais variadas também, pois a quantidade de ingredientes e suas combinações, fazem desta bela peça, uma opção constante nas mesas natalinas.
Atrevo-me a colocar mais uma...ou duas. A primeira, será uma opção do pernil desossado, em que você poderá recheá-lo a seu gosto, com avantagem de ficar mais prático para manuseá-lo enquanto assa.
Vamos à receita?
Ingredientes
1 peça de pernil de 3kg (você pode comprar com osso e desossá-lo)
250g de damasco seco
200g de amêndoas fatiadas
5 maçãs verdes sem casca
3 cebolas médias cortadas em pétalas
1 talo de salsão cortado em fatias bem finas
4 dentes de alho
300ml de vinho branco seco
1 colher de chá de noz moscada
1 raminho de alecrim
salsa
5 colheres de azeite extra-virgem
sal a gosto
Modo de fazer
Limpe o pernil do excesso de gordura. Separe a carne do osso femural e abra-o como se fosse uma manta. Tempere com o sal e a noz moscada, espalhando por toda sua extensão. Pique o damasco e corte as maçãs em cubinhos, espalhando-os por toda a carne. Cubra-os com as amêndoas fatiadas e o salsão. Enrole a manta como se fosse um rocambole. Amarre a peça com um cordão de algodão.
Prepare agora, em uma vasilha, os demais ingredientes.
Coloque 1 colher rasa de sopa com sal, as cebolas, o alho fatiado, o azeite e o vinho. Misture e passe com um pincel, sobre toda o pernil.
Atenção: Não fure a carne, apenas pincele com este molho.
Coloque o pernil, preferencialmente, em um saco de cozinhar e deixe marinando de um dia para o outro (cerca de 8 horas). Mexa de vez em quando para que o molho tempere toda o pernil.
No dia seguinte, unte uma travessa refratária com azeite, coloque o pernil e cubra-o com uma folha de papel alumínio. Reserve o restante do molho.
Asse o pernil a uma temperatura de 230ºC por cerca de 45 min. Abaixe o fogo e deixe assando por mais 1 hora. Retire o alumínio e regue o pernil com um pouco do molho. Deixe dourando (180ºC) por mais uns 30 minutos. Verifique com um palito ou um garfo, se a carne está sequinha por dentro. Regue sempre que preciso, para que a carne não queime no fundo da travessa.
Quando estiver assada, retire o pernil e sirva em uma outra travessa com a carne cortada. Salpique com a salsinha picadinha e finalize com um ramo de alecrim.
Bom apetite e Feliz Natal!
No comments:
Post a Comment