Inicio hoje, uma nova série de postagens que terá o nome: A Culinária na MPB.
Já era hora de trazer aos seguidores do blog, pérolas da música popular brasileira que colocaram seu pezinho lá na cozinha, trazendo a inspiração do universo gastronômico brasileiro.
É bem comum, esta associação entre a gastronomia e a música, basta vermos a quantidade de barzinhos e restaurantes que oferecem música ao vivo. Pena que nem sempre as pessoas prestem atenção ao que o músico canta.
Não é minha intenção mostrar vídeos do Youtube ou outro site de vídeo, pois nem sempre as músicas que apresentarei tem imagens de qualidade ou mesmo algum registro. O foco será a letra das músicas, a poesia literária de compositores de diferentes gerações e regiões do Brasil. Algumas divertidas, outras com conatações políticas, outras ainda retratando o cotidiano do brasileiro; enfim, uma coletânea de composições que ouvimos no dia a dia e nem percebemos que tratam de nossa cozinha.
by Lan |
A primeira da série, será do compositor Falcão, arquiteto e compositor cearense, que tem nas letras de suas músicas a irreverência nordestina. Falcão faz uma sátira bem humorada a respeito da alimentação natural. Que seja.
Falcão
Eu vivia triste, encrisiado
Moribundo, empanzinado
Cheio de peitica, eu era um lascado
Vivia destiorado
Mas não era pra menos, eu só comia
Folha de pau, raiz e vagem
Mel de abelha e gergelim
Arroz integral
Bife de soja, pepaconha
Chá de boldo e própolis
Mas eu mudei minha alimentação
Graças ao Mané Bofão
E passei a comer seguindo a sua orientação
Panelada, buchada
Sarrabulho, tripa de porco
Fuçura, lingüiça, rabada miúdo
Bife, passarinha, mocotó, carne de lata
Chouriço, tutano, sarapatel
Mão de vaca
Hoje eu estou mudado
Bonito, lindo e joiado
Alegre, gordo e corado
Pareço um artista
Você tem as inforcoes das imagens?
ReplyDelete