Wednesday, June 26, 2013

Contra Filé de Suíno ao Cabernet Sauvignon

 

Fazer bistecas de porco já é uma prática comum entre aqueles que apreciam esta carne; centenas de receitas são facilmente encontradas na literatura gastronômica e principalmente na internet.
Quando fui ao açougue, procurei algo que fizesse a diferença, como sempre. Queria carne de porco, mas não as convencionais, como lombo, pernil, bisteca ou mesmo o filé mignon. Algo novo, que instigasse a imaginação e o paladar.
Lá estava ela, pendurada no cantinho da vitrine frigorífica, uma peça de contra filé com osso, ou seja, a bisteca inteira. Zé, o açougueiro, foi logo dizendo: Tá no ponto, Luiz. Bem fresquinha. Acabei de cortá-la agora! Mas é claro, que eu comprei a peça e trouxe para casa. Já imaginando qual receita que eu poderia fazer.
Escolhi aleatoriamente, uma que eu já havia pensado, mas ainda não havia feito: Contra filé de Suíno ao Cabernet Sauvignon. O contraste das notas vegetais características da uva cabernet com o sabor encorpado característico da carne de suíno.
Quer a receita, não é mesmo!? Tá bom. Anote.

Ingredientes

1 contra filé de porco, com osso (sem fatiar) de 1,5 kg
3 cebolas médias picadas
1 cebola-roxa picada
1 colher de sopa de alho desidratado
3 talos médios de salsão fatiado bem fino
4 colheres de sopa de mostarda
½ garrafa de vinho Cabernet Sauvignon
5 batatas médias
3 ramos de alecrim
Sal a gosto
Azeite a gosto

Fazendo

Prepare o molho, o qual você irá temperar o porco. Em uma vasilha, coloque as cebolas picadas, o alho, o salsão, a mostarda e o vinho. Misture os ingredientes. Coloque o contra filé em um saco transparente (especialmente para cozinha) ou em uma travessa. Derrame o molho sobre o contra filé e deixe marinando por cerca de 8 horas (de um dia para o outro). Vire de vez em quando para que o molho “regue” a peça por igual.
No dia seguinte, coloque o contra filé em uma travessa e cubra-o com papel alumínio. Leve ao forno e deixe assando em fogo baixo por cerca duas horas. Enquanto isso cozinhe as batatas cortadas em rodelas grossas. Retire o alumínio e deixe assar em fogo médio por cerca de duas horas. Tempere com o sal. Finalize com as batatas cortadas em rodelas grossas e cubra com as folhinhas do alecrim. Sirva imediatamente.


A Arte na Gastronomia

Remember Me, by Catrin Welz-Stein.

Thursday, June 13, 2013

Photo of the day

 
Extrato de baunilha

Restaurantes e Bares pelo mundo





 
 

 

Note: These photos were obtained from the internet and recognizes the right of the authors. If one is identified, notify us to the credits. Thank you.


Wednesday, June 12, 2013

Filé de atum com chermoula


       Esta receita me deixou com água na boca. Ainda mais, que tem em entre seus ingredientes – peixes e especiarias. De origem mediterrânea, esta receita é típica da Argélia, Marrocos e Tunísia; sendo bem adequada para quem mora perto de uma boa peixaria ou mesmo à beira-mar.
         A receita original utiliza o atum – conforme mostramos aqui – mas você pode usar outro peixe, como por exemplo, o robalo, namorado ou pargo.
      Quando comprar o atum, peça ao peixeiro para cortá-lo em filés; não muito grossos (veja a foto). Mas se preferir corte-o em cubinhos e faça espetinhos. Seus convidados também vão gostar muito.
         O toque diferenciado fica por conta do molho conhecido por Chermoula. Uma marinada fantástica, muito usada no mediterrâneo – norte da África – e que cada família tem sua própria receita, utilizando-a em diversos tipos de carnes. Porém, eu acho que fica bem melhor com peixe.
       A preparação é relativamente rápida; cerca de 20 minutos. Mas vale saborear o resultado ao final.
Anote os ingredientes e bom apetite!

Ingredientes

800 g de filés de atum
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de cominho moído
2 colheres de chá com casca de limão bem ralada

Ingredientes da chermoula (base)

½ colher de chá de coentro moído
3 colheres de chá de cominho moído
2 colheres de chá de páprica doce
1 pitada de pimenta caiena (opcional)
4 dentes de alho em pasta
3 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de coentro fresco picado
Suco de 1 limão siciliano
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Coloque os filés em uma travessa e adicione sobre eles, azeite, cominho e casca de limão. Misture tudo e deixe marinando na geladeira por cerca de 10 minutos.
Para preparar a chermoula, coloque os coentros, cominho, páprica e a pimenta caiena em uma frigideira e deixe fritar por em fogo médio, por 30 segundos. Sinta o aroma no ar! Junte, misturando com os demais ingredientes da chermoula e reserve.
Grelhe os filés de atum ou frite-os em uma frigideira antiaderente, cerca de 2 minutos de cada lado.
Sirva imediatamente adicionando a chermoula sobre os filés.

Tuesday, June 4, 2013

Chowder de Vongole (Ameijoas)

 
Em maio, publiquei a receita do chowder de mexilhões. Como o frio já se pronunciava em algumas partes do país (principalmente no litoral) achei que seria oportuno termos uma opção culinária para nos aquecer nestes dias.
Pois bem, recebi alguns e-mails perguntando-me se podiam substituir o mexilhão por outro molusco; e é claro que pode! Vocês podem usar o vongole – como são mais conhecidas no Brasil, as amêijoas.
A receita é a mesma, só muda o ingrediente principal, mas se você quiser incrementar um pouco mais, adicione camarões e polvo em pedacinhos. Se gostar, adicione uma pitada de pimenta calabresa.
Lembre-se que a consistência do chowder pode ser obtida tanto pelo uso de farinha de trigo quanto pelo uso de batatas; porém, é possível usar creme de leite, que deverá ser fervido suavemente antes de juntá-lo ao chowder.
Sirva quente e curta o friozinho saboreando esta receita!


Chowder de Vongole (Amêijoas)

Ingredientes

250 g de vongoles
400 ml de caldo de peixe
20 g de manteiga integral sem sal
20 g de farinha de trigo
150 ml de creme de leite fresco
3 cebolas pérola
150 g de batata monalisa
15 g de manteiga integral sem sal
1 dente de alho roxo
1 g de sal refinado
1 g de pimenta-do-reino preta em grãos

Fazendo

Limpe os vongoles e lave-os em água corrente.
Coloque-os em uma panela com a manteiga (15 gramas) e o dente de alho com a casca e levemente amassado. 
Tampe a panela deixe-os cozinhando por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até que se abram. Reserve. 
Refogue a cebola até dourarem. 
Em outra panela misture a manteiga (20 gramas) e a farinha de trigo, mexa bem até dissolver a farinha na manteiga, reserve.
Adicionar o fundo de peixe e a mistura de manteiga e farinha de trigo. Adicionar as batatas cortadas em cubos e temperar com sal e pimenta, cozinhar com o fundo de peixe até que fiquem macias.
Adicionar o creme de leite e o vongole. Acertar o tempero e finalizar com salsinha picada.

Bom apetite!