Thursday, November 20, 2014

Arroz com Lentilhas e Cebolas Fritas


     Agora a pouco, publiquei uma foto no facebook  - um close de uma porção de arroz integral com lentilhas e cebolas fritas de cobertura.
     O pessoal imediatamente começou a “curtir” e fazer comentários. Até aí tudo bem. Gentilezas à parte. Até a hora que uma de minhas amigas “exigiu” que publicasse a receita. Mas é claro que atendi!
     Por isso, aqui estamos, atendendo pedidos e divulgando no blog.

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz integral
1/2 xícara de lentilha
1 dente de alho
1 cebola grande bem fatiada
2 colheres de azeite extra-virgem
1 garrafa de óleo de girassol
Sal a gosto

Fazendo

   Frite o alho no azeite, até que amoleça. Refogue o arroz temperando-o com o sal, a seu gosto.
  Lave as lentilhas e junte-as com o arroz. Cubra com água o arroz com a lentilha e deixe ferver a água. Abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhando até secar a água.
  Em uma frigideira de tamanho médio e com borda alta aqueça metade da garrafa de óleo de girassol. Quando o óleo estiver bem quente, coloque aos poucos e cuidadosamente as fatias de cebola e deixe-as fritando até que fiquem bem douradas e crocantes. Repita a operação até o final.
   Sirva o arroz em uma travessa e finalize com as cebolas fritas sobre ela.
   Sirva em seguida.

   Bom apetite!

Sunday, November 16, 2014

Especiarias do Mundo - Cardamomo


Uma especiaria muito utilizada na culinária mediterrânea, principalmente na árabe, o cardamomo é a uma das três especiarias mais caras do mundo, perdendo apenas para o açafrão e a baunilha.
É uma semente de uma planta herbácea da família do gengibre, com origem nas montanhas do sudoeste da Índia; tendo sua expansão acontecida no início do século XX, quando imigrantes alemães levaram-na à Guatemala, que hoje é o maior produtor mundial.
O cardamomo chegou à Europa com as rotas das caravanas e seguiu com os vikings de Constantinopla à Escandinávia onde é bem popular.
É reconhecido como uma planta medicinal, com o nome de pacová, sendo usada no tratamento de distúrbios intestinais e respiratórios, além de ser muito eficaz para melhorar a digestão.
Os três principais gêneros da família do gengibre que são geralmente designadas como cardamomo têm a seguinte distribuição geográfica:

Elettaria (ou cardamomo-verde) distribui-se da Índia até à Malásia;

Amomum (também designado como Kravan, Cardamomo-de-java, cardamomo-de-bengala, cardamomo-siamês, grãos-da-guiné ou grãos-do-paraíso ou, ainda, cardamomo-branco, cardamomo-verde, cardamomo-vermelho e cardamomo-preto) tem a sua área principal de distribuição na Ásia e na Austrália;

Aframomum (ou cardamomo-de-madagáscar) existe principalmente na África e Madagáscar.

As sementes de cardamomo nascem em aglomerados de cápsulas fibrosas que amadurecem em momentos diferentes.


Por ter sua produção em torno de 80% do mercado mundial, os países árabes são os maiores consumidores de cardamomo, utilizando-o principalmente em seu café aromatizado. O gahwa (“arabian coffe”) que se faz fervendo o café recém-torrado e moído com cápsulas de cardamomo verde abertas na hora.
Na Índia, no Líbano, na Síria, nos países do Golfo (baharat) e na Etiópia (berbere) é um componente essencial de misturas de especiarias.
Na culinária é utilizado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores.
Fica bom ainda em maçãs assadas, peras escalfadas, entre outros. Combina em marinada e no vinho. Também em picles e no arenque em conserva.

Tuesday, November 4, 2014

Culinária Mediterrânea - Camarão frito sobre batata "ao murro"


Nada como fazer experiências na cozinha; e neste caso as experiências foram sobre a comida mediterrânea. Claro, que com um toque abrasileirado, pois afinal de contas, a miscigenação é uma característica natural neste país.
Mas brincadeiras à parte; procurei usar a base da culinária mediterrânea para fazer alguns pratos. Um deles é este da foto. Camarões fritos sobre cama de batata “ao murro” com berinjelas e abobrinhas reidratadas. Nada demais, tenham certeza. Receita simples e fácil execução. Simples assim. Vamos ver?

Ingredientes
 4 batatas inglesas com casca
250 g de camarão-rosa sem cabeça
1 colher de sopa de abobrinha fatiada desidratada
1 colher de sopa de berinjela fatiada desidratada
2 colheres de chá de alho em grãos desidratados
Azeite extra-virgem
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Fazendo

Lave bem as batatas e não descasque-as. Coloque-as para cozinhar em água quente e sal, até que fiquem bem macias (mas sem desmanchar). Reserve.
Reidrate as berinjelas e as abobrinhas fatiadas em água quente com sal. Uma xícara de água quente será o suficiente para reidratá-las. Enquanto elas reidratam, frite os camarões em azeite, temperando-os com sal, a pimenta-do-reino e o alho em grãos. Reserve-os e para montar o prato.
Escorra a água das berinjelas e das abobrinhas e dê uma passada rápida na frigideira onde você fritou os camarões. Para montar o prato, amasse uma batata e disponha quatro camarões sobre ela. Coloque as berinjelas e as abobrinhas ao lado da batata e regue com azeite.
Sirva imediatamente!

Bom apetite!

Obs.: Esta receita serve 4 porções.