Tuesday, February 14, 2012

Mousse de abacate com camarão

 

   O verão sempre nos surpreende. Seja pelo calor excessivo trazido pelo sol escaldante, seja pelos dias de chuva a descaracterizar a imagem de que no Brasil, no verão, o sol brilha todos os dias.
   Mas independente disso, a natureza, sábia e soberana, nos proporciona opções fantásticas na composição de delícias gastronômicas, específicas dos países tropicais.
   Não é de agora, que a combinação de pratos salgados com doces é feita e nem é novidade que usar frutos do mar em saladas ou pratos frios amplia nossa lista de entradas antes do almoço ou do jantar.
   Esta receita que publico hoje, é uma dessas opções. Diferente um pouco do que já conhecemos em matéria de combinação entre o abacate o camarão. O leitor pode até pensar de imediato, vendo a imagem, que trata-se de uma guaca mole com camarão. Quase acertou. Mas tem uns detalhes ou ausência de outros que nos impede de dizer que trata-se de guaca mole. Prefiro dizer apenas que é Mousse de abacate com Camarão.

Ingredientes

4 abacates pequenos (maduros e sem caroço)
2 colheres de sopa de choga-gari (lâminas de gengibre em salmoura)
2 limões sicilianos
8 camarões GG

Modo de fazer

Corte os abacates ao meio e separe cuidadosamente, com uma colher, a massa da casca e coloque-as em uma tijela. Reserve as cascas do abacate.
Com um garfo, amasse grosseiramente o abacate, até formar uma pasta consistente, como se fosse um mousse. Esprema o limão siciliano sobre o mousse e misture. Guarde na geladeira.
Tire as cascas dos camarões, mantendo apenas a do rabo. Cozinhe-os no vapor por uns 8 a 10 minutos. Tempere com um pouquinho de sal, apenas.
Corte as lâminas de gengibre a julienne (em fios bem finos).
Pegue o mousse de abacate e misture com os fios de gengibre. Coloque o mousse de volta na cascas, como se fossem tijelinhas. Decore cada "tijelinha" com um camarão. Guarde na geladeira.
Ao servir, decore com folhinhas de salsa e rodelinhas de limão siciliano.

Bom apetite!

1 comment: