Monday, November 25, 2013

Uma boa reflexão - Chef Paulo Pecora


Acabei de Ouvir o Rubinho Barrichello contando que aconselhou o Massa levar além de um engenheiro da Ferrari pra Willians , levar também um cozinheiro, por que vai sentir falta da comida italiana, por que a inglesa é péssima. Esta indagação me fez pensar em um fato que ocorre no Universo Gastronômico...As Grandes premiações e "estrelas" conferidas à Grandes Chefs e Restaurantes pelo mundo vêm de Sociedades e Revistas especializadas de fundos administrados por fortunas inglesas. Os ingleses nos últimos 30 anos conseguiram classificar entre os 10 maiores chefs do mundo, 6 ingleses; e entre os 10 maiores Restaurantes do Mundo 4 ingleses e 1 escocês. Minha Dúvida?
Em que parte da história da gastronomia mundial, os ingleses tiveram tanta contribuição assim, para serem escolhidos os “gran julgadores” e críticos”, da imensa variedade culinária mundial? Me digam, dos Grandes Chefs ingleses que são famosos, quais fazem a culinária local e "tão rica" do Reino Unido? E que não chegam a 500 receitas. Sendo que a italiana têm cerca de 50.000 e a Francesa perto de 10.000, e se juntarmos todas as receitas Mediterrâneas, que é a cozinha escolhida pela maioria dos chefs ingleses, podemos triplicar esses resultados.
Talvez muitos aqui não conheçam a história da culinária mediterrânea e principalmente a usada durante a Idade Média, mas sou um estudioso no assunto e pertenço a uma sociedade que se uniu para o estudo de receitas medievais. Ocorre que na época, reis franceses, italianos, austríacos e prussianos, quando visitavam a Ilha Britânica levavam suas "Brigadas de Cozinha", com utensílios, ingredientes e receitas.
Como bem disse Rubinho Barrichello, nos dias de hoje; e talvez ele nem saiba que desde a Idade Média a culinária inglesa era conhecida como péssima!
Mas são eles que ditam as regras no “mundo da cozinha” em todo o mundo; seja pela mídia eletrônica ou escrita, inclusive na França e na Itália – o berço de toda a Gastronomia Organizada e Catalogada Mundial; e estão tentando fazer aqui no Brasil também...só não sei quem deu a eles essa notoriedade e esta chancela.
Me perdoem, mas sou um homem sincero e não tenho medo de dizer o que penso. Para mim, uma pessoa não pode classificar um trabalho sem ter um mínimo de tradição comprovada de qualidade histórica e principalmente "genes gastronômicos para isso".
Depender de um júri de “pessoas sem tradição gastronômica", classificando meu trabalho para me tornar "famoso", para mim é preferível ficar no anonimato e ser classificado pelas nossas verdadeiras "estrelas" que são nossos clientes, funcionários e fornecedores.
Sou um cozinheiro simples, sem estrelas, sem condecorações, não sou famoso, mas possuo um vasto conhecimento do que faço e possuo um DNA que poucos têm, pois pertenço a uma família que desde o Século XVIII e até hoje, produz seus próprios insumos e ingredientes da sua própria terra e com suas próprias mãos, pois se o GOSTO, diferente do SABOR, é a junção de todas as suas experiências gustativas, sejam suas ou presenteadas pelas suas origens, me sinto apto a classificar um prato e os seus sabores.
Continuo não entendendo o “como” e o “por que” estas pessoas devem ditar os rumos da Gastronomia Mundial; e sim deveriam ser reeditadas e descritas por quem mais entende delas. AS MAIS ANTIGAS E ORGANIZADAS COZINHAS DO MUNDO que fundaram e catalogaram, as técnicas, os termos e principalmente os ingredientes.

Ósculos e Amplexos Condimentados pra todos!

4 comments:

  1. Replies
    1. Não por isso, amigo! Bons comentários tem passagem gratuita aqui no blog!

      abs.

      Luiz

      Delete
  2. EXCELENTE COMENTARIO, E SEU TRABALHO E MAGNIFICO , QUANDO SE TRATA DE RESPEITO AO PRODUTO SEGUINDO AOS CLIENTES QUE SÃO REALMENTE AS ESTRELAS.





    ReplyDelete
  3. Grato pela visita, Adriano...e bom apetite!

    Luiz

    ReplyDelete