Wednesday, April 16, 2014

Trabalhando em equipe


Dizem que em time que está ganhando não se mexe. Será mesmo? Será que a tônica da conversa será sempre esta?
Pois eu discordo. Como em um jogo de futebol ou vôlei, basquete e outros, em time que está ganhando, devemos mexer sempre. É preciso sempre ter um plano B ou C. Estabelecer uma dinâmica variável, pois a concorrência é inteligente e está sempre alerta para o sucesso de seu empreendimento.
Qualificar funcionários e estagiários é notoriamente, um dever básico em qualquer atividade comercial; porém, a continuidade dos treinamentos deve ser uma constante, inclusive do próprio empresário e seus gerentes. A versatilidade e gentileza no atendimento ao público e entendimento daquilo que se propõe vender, deve estar sempre em sintonia – a do trabalho em equipe.
É desagradável, buscarmos um serviço e aquele que nos atende, sabe pouco ou nada do que estamos pedindo. Nos indica a outro que sabe tanto quanto o primeiro e assim “passeamos” por um bom número de recursos humanos da empresa até chegarmos àquele que sabe exatamente o que pedimos. E pasmem, isto acontece não só em pequenas empresas, mas também em grandes empresas!
Quando falo “empresas”, pode ser qualquer segmento empresarial e as que nos dizem mais respeito, no ramo de alimentação.
Saber trabalhar em equipe é muito importante e cabe ao “técnico” estabelecer esta sinergia entre seus comandados. Não basta pensar na execução de uma tarefa individualmente. É preciso que todos estejam sintonizados no sucesso do grupo e na empresa em si. Ao final, todos ganham e a perpetuação no mercado se faz de forma mais consistente e duradoura.
Quem não gosta de ser bem atendido com rapidez, educação e de forma bem objetiva? Todos! É óbvio. Portanto é preciso que seu estabelecimento esteja sempre nesta sintonia de “visão de grupo”.
“Ah! Mas não é fácil!” diriam alguns. “Isto na teoria é ótimo, mas na prática é muito difícil de acontecer!”, diriam outros. Mas lembre-se que a eficiência da equipe é ditada pelo técnico. Por aquele que sabe liderar e se encarrega de fazer com que a equipe transcenda as regras do “manual” e exercite a criatividade de se superar sempre.
Tenho visto alguns restaurantes abrirem e fecharem de vez na mesma velocidade. Tenho visto outros tantos se manterem por um tempo pela força do capital empregado e não pela satisfação dos clientes. Mas tenho visto outros, serem referência na qualidade do atendimento, em todos os setores – e não estou falando de fast-food, por favor! São restaurantes (alguns de boteco), que  possuem uma percepção de administração com característica familiar, onde empregados e patrão trabalham juntos e unidos, mantendo sua freguesia por anos a fio e buscando sempre algo diferenciado – seja no cardápio ou na maneira de atender – fazendo com que nossa lembrança seja sempre ativada quando queremos levar alguém a conhecer um bom lugar para almoçar, lanchar, jantar ou simplesmente tomar um café.
         Não é um conceito, é uma realidade!

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