Tuesday, July 8, 2014

Filé de Salmão ao tomate seco e gergelim preto



      Dia do jogo do Brasil. Um jogo que poderia levar o Brasil a uma decisão no Maracanã, mas que infelizmente entrou para a história do futebol, como o dia em que o Brasil, “apagou” diante do time da Alemanha. Uma “surra” de 7 gols contra apenas um (o gol de honra) do Brasil.
       Apesar dessa “tragédia”, eu e Cecília nos deliciamos com um belo almoço preparado por ela. Uma oportunidade que aproveitei; pois enquanto estava ajeitando algumas coisas aqui em casa, ela responsabilizou-se pelo almoço.
Não poderia ser melhor. Prato do dia: Frigideira de salmão com tomate seco e gergelim preto e brócolis.
Nem foi preciso ter arroz como acompanhamento, pois outros ingredientes foram muito bem escolhidos para tal. A combinação do salmão com brócolis ficou excelente. Batatas e cenouras cozidas com azeite, também tiveram participação decisiva na composição do cardápio; mas como ela sabe que eu gosto de mandioca, as fez bem cozidas e macias, com manteiga e sal. Para ela, especialmente, uma panelinha de quiabo com jiló refogados!!!!
Como sei que o que a maioria dos amigos e amigas querem, é saber a receita do salmão, acho melhor irmos direto ao assunto, não é mesmo? Tá bom!

Ingredientes do salmão

Um filé de salmão (1, 2 kg aproximadamente)
1 colher de sopa de tomate seco picado
1 cebola-roxa pequena fatiada bem fina
Suco de 1 limão Tahiti
Sal com especiarias
Azeite extra-virgem

Fazendo
Em uma frigideira grande, coloque um fundo de azeite extra-virgem. Tempere com o suco de limão e os demais ingredientes. Coloque os buquês de brócolis e finalize com os grãos de gergelim preto. Cozinhe em fogo médio, com a frigideira tampada por aproximadamente 20 minutos ou até o salmão ficar com uma textura rígida (mas cuidado para não ficar seco).
Sirva na própria frigideira.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment