Tuesday, October 21, 2014

Esqueixada - um prato catalão em sua mesa


Já tem um bom tempo que o modismo de comer peixe cru chegou aos grandes centros urbanos. Vários restaurantes japoneses passaram a fazer concorrência direta com restaurantes franceses, italianos e fast-foods. Sendo maioria da clientela composta de jovens e adultos de meia idade.
Mas nem pensem que vou falar de sushis e sashimis. Vou falar de um prato da culinária mediterrânea; especificamente da culinária espanhola. Isso mesmo. Não se assustem.
Imagino que a maioria de vocês nem desconfiava que havia um uma receita espanhola que tinha como ingrediente principal, peixe cru. Não um peixe cru qualquer, mas o bom e famoso lombo de bacalhau. Considerando-se, porém, que apesar de cru, o bacalhau é curado no sal.
Pois bem, o nome deste prato é Esqueixada, uma salada típica da região espanhola da Catalúnia. Muito popular no verão, a esqueixada é conhecida também como o “ceviche catalão”, podendo ser servida tanto como entrada ou como prato principal.
O nome do prato vem do verbo catalão “esqueixar” que significa rasgar ou desfiar; o que traduz fielmente esta saborosa receita.
Os ingredientes podem variar, mas apesar de ser óbvio, você deverá usar produtos de qualidade.
Bom apetite!

Ingredientes

500 g de lombo de bacalhau dessalgado
1 cebola branca fatiada bem fina
100 g de azeitona preta
4 tomates maduros cortados em pedaços grande
Pimenta-do-reino (opcional)
1 colher de sopa de salsinha picada
Azeite extra virgem (porção generosa)

Fazendo

Desfie com a mão o bacalhau cru em tiras. Coloque-o em uma travessa cobrindo-o com as fatias de cebola. Acrescente as azeitonas pretas e a salsinha picada; finalize com a pimenta-do-reino e o azeite.
Leve à geladeira e deixe curtindo por aproximadamente 1 hora. Sirva em seguida.

No comments:

Post a Comment