Sunday, February 1, 2015

Conversando na cozinha - Entre socos e desfiles


       Hoje ao abrir o jornal, procurei de imediato a notícia a respeito da luta do Anderson Silva. Não que eu seja fã do Spider, mas saber de sua superação ao se recuperar de uma fratura grave e que poderia aposentá-lo precocemente, isto sim, é um bom motivo para tirarmos uma boa lição.
Mas na passada de olhos vi uma matéria sobre um concurso de miss Amazonas que seria cômico se não fosse “tosco”, como dizem minhas filhas. A segunda colocada, em um acesso de fúria, arrancou a coroa da vencedora e saiu batendo pé, P da vida! Disse ela, que o concurso estava “arranjado” e que a vencedora já estava definida desde o ano passado.
Caramba! Eu nem sabia que ainda existia este tipo de concurso! Talvez eu esteja por fora dessas coisas. Reluto em pensar que em pleno século XXI, existam jovens que se prestam a este tipo de concurso. Em uma época em que as mulheres têm se colocado com competência em vários segmentos da sociedade, em diversos campos profissionais; acadêmico, esportivo, literário, etc; enfim, em diversos setores em que a efemeridade da beleza, não seja o essencial. É claro que tem aquelas que se beijam no ombro e tem seus 15 minutinhos de fama. Mas as inteligentes se superam em número, apesar de não serem vistas nas revistas de personalidades.
Mas o que isso tem a ver com culinária, seu Luiz? Muita coisa. Pelo fato de sabermos que a vida nos testa diariamente, apresentando problemas de intensidades e importâncias diferenciadas, o que nos induz a tomar decisões em que a sabedoria e experiência de vida nos auxiliam a encontrar boas soluções. Não tenho a receita de bolo para tudo, mas se colocarmos para apreciação, o problema do Anderson Silva e da miss que não (con)venceu, veremos o abismo que as pessoas consideram importantes para si. Cada um no seu quadrado, como diria um filósofo contemporâneo, do subúrbio carioca.
Assim, no dia-a-dia das panelas, nas decisões do cardápio, na seleção de funcionários, na adoção do “plano B” na hora de um imprevisto, entre tantas outras coisas, é que devemos encontrar a serenidade para decidir o que fazer e saber que a luta constante e a perseverança é que forjam o sucesso que buscamos.
Ah! Antes que eu me esqueça, o Anderson Silva ganhou.
         Bom dia!

No comments:

Post a Comment