Friday, June 5, 2015

Quiche de alho-poró com azeitonas

 

Amanhã estarei de novo, participando da Feira Agroecológica do Lago Oeste, um bairro próximo a Brasília, formado por centenas de chácaras e que tem por meta, transformar-se em um local de referência na produção de produtos agrícolas orgânicos.
Na semana passada, preparei umas quiches e as levei para vender na Feira; e para minha satisfação, as pessoas gostaram muito.
Quando publiquei a foto no Facebook, invariavelmente, me pediram a receita; e aqui está. Atendendo aos pedidos, uma receita de quiche de alho-poró com azeitonas, que você pode fazer para o lanche ou mesmo como prato principal. Podendo fazer em uma forma grande ou em pequenas formas, de acordo com sua preferência.
Anotem a receita e bom apetite!

Ingredientes da massa
250 g ou 1 ½ xícara de farinha de trigo
150 g colheres de sopa de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de água
Pitada de sal
 
Ingredientes do recheio
200 ml de creme de leite
4 ovos
2 talos de alho-poró fatiados bem fino
1 colher de sopa de manteiga
100 g de parmesão ralado grosso
100 g de azeitonas pretas fatiadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Fazendo
Massa
Coloque a farinha de trigo em uma travessa, abrindo um buraco no meio. Coloque no centro da farinha a manteiga gelada cortada em cubos. Misture com a ponta dos dedos formando uma farofa. Bata levemente o ovo com a água e o sal e adicione à mistura de farinha. Misture bem a massa, até formar uma bola e descolar da mão. Deixe descansar por 20 minutos.

Recheio
Fatie finamente a parte branca do alho-poró. Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue-as até que fiquem bem macias. Acrescente as azeitonas, misture um pouco e reserve.
Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite, temperando com sal e pimenta a gosto.
Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais da assadeira com bordas onduladas (ou as forminhas) com fundo removível. Coloque o recheio sobre a massa e cubra com o creme de ovos. Leve ao forno aquecido em médio (180º C) e deixe assando por 30 minutos ou até o recheio firmar. Deixe esfriar antes de desenformar ou cortar.

Obs.: Se você não gostar de azeitonas, basta não colocá-las. 

No comments:

Post a Comment