Friday, February 24, 2012

Especiarias - Noz Moscada, uma semente delicada



   As vezes a gente precisa ser provocado para dar asas a imaginação ou mesmo buscar dentro de si, aquilo que gostaríamos e dizer. Há tempos que quero falar sobre temperos e especiarias; e chegou o dia.
   Eu sempre tive uma curiosidade pelos temperos dos pratos, e isto inclui naturalmente, as especiarias. Afinal, desde os tempos de escola que ouvia falar das “especiarias das ìndias” e aquilo me intrigava, pois apesar de conhecer o nome de algumas, não conhecia seus efeitos e possibilidades culinárias e até mesmo farmacológicas.
   Nos meus dezesseis anos, meu universo temperístico limitava-se a canela, ao cravo, ao curry (meu pai gostava muito) e a pimenta-do-reino (que hoje em dia, não uso mais, por considerá-la perigosa para a saúde – mas isto é polêmico e não vou entrar em detalhes).
   Hoje, já conheço e uso umas tantas outras. Aprendizado que forjei ao estudar, conversar e experimentar variedades deste mundão de meu Deus. Cardamomo, zattar, mostarda, páprica doce e picante, entre outras, fazem parte de meu arsenal, guardado cuidadosamente no armário da cozinha lá de casa. E dentre estas, tem uma que gosto de usar, pelo seu sabor suave, delicado, levemente picante: a noz-moscada.
   Interessante que nesta semana, um jovem amigo do Facebook, me pediu que lhe ensinasse uma receita com esta especiaria; e fiquei imaginando qual poderia lhe ensinar. A variedade de combinações e pratos é uma grandeza, pois serve no preparao de aves, peixes, crustáceos, carnes, saladas...enfim, para quase todos os pratos salgados, posso afirmar, sem medo de errar. Fica a critério e gosto do Chef ou do freguês.

 
   Mas é interessante conhecermos um pouco desta fantástica especiaria, chamada noz-moscada. Uma semente, de uma árvore denominada moscadeira (Myristica Fragans), originária das Ilhas Banda, nas Molucas, Indonésia. Seu uso deve ser cauteloso, pois segundo os médicos, 5g do pó de macadâmia, pode produzir intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e até mesmo, despersonalização.
   Usada desde a época dos romanos, a noz-moscada entrou na Europa, através de mercadores árabes, que a vendiam nos mercados de Veneza e de lá então, espalhou-se pelo velho continente. Era uma das especiarias mais valiosas, naquela época. 
 
 
    Apesar do cuidado que devemos ter no seu uso, a noz-moscada é benéfica a saúde, podendo ser usada em diversa situações. Confira cinco deles, divulgados pela revista Health:

Curativo antiinflamatório

Sabe aquela espinha inflamada? Misture um pouco de leite com noz-moscada até formar uma pasta, então aplique-o no local. Seus efeitos antiinflamatório irão ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço.

Diminuiu a barriga

Polvilhe um pouco de noz-moscada em cima do seu cereal matinal. Segundo especialistas, ele pode ajudar a regular o trato gastrointestinal.

Ajuda a dormir

Você sofre de insônia? Beba um copo de leite morno com uma pitada de noz moscada. Pronto, você tem o cocktail perfeito para induzir o sono, diz Micahel Murray, co-autor de The Encyclopedia of Healing Foods.

Alivia dor de dente

Óleo de noz-moscada na gengiva pode ajudar a reduzir as dores de dentes e gengivas doloridas, dizem os especialistas.

Esquenta o clima na cama

Ainda há pouca pesquisa sobre o assunto, mas terapeutas sexuais recomendam adicionar a noz-moscada em pratos que for cozinhar para aumentar o desejo sexual. Tente adicioná-lo aos espinafres, principalmente.

Como podem ver, esta especiaria é de uma versatilidade fantástica. No próximo post, trarei uma receita, usando esta noz oriental que espero sirva bem aos seus convidados e eventuais leitores.
 
Até lá!

4 comments:

  1. molto interessante! non conoscevo tutti gli effetti della noce moscata, ma ho saputo che in certe quantità è tossica e ad esempio in arabia saudita è vietata la vendita ed il cosumo perché ritenuta droga..°_O!

    ReplyDelete
  2. Grazie per il tuo commento.
    Un abbraccio a te.

    Luiz

    ReplyDelete
  3. This looks awesome!! Loved the droolworthy pictures. Bookmarked!
    http://cosmopolitancurrymania.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Ok, Sankap. Thanks for your visit!!!
    Hugs from Brazil!

    Luiz

    ReplyDelete