Tuesday, February 28, 2012

Salada de beterraba com queijo de cabra e aspargo - Combinações e contrastes

photo by: Pedro Rubens
   Certa vez, uma pessoa me perguntou como é que "funcionava" essa coisa de combinar alimentos. Combinar salgado com doce, doce com amargo, e as cores então!? Uma vez que, primeiro a gente come com os olhos e se a combinação cromática não for agradável, a imaginação de como deve ser o sabor, fica comprometida.
   Não. Não precisa se matricular no Instituto de Belas Artes para fazer a apresentação de um prato. Mas um pouco de bom senso, precisamos ter e se alguém puder nos dar uma dica, fica bem melhor. Por exemplo, não coloque alface por cima de pratos quentes que ela murcha, azeitonas não devem ir ao forno, pois ela enrugam e comprometem a estética da apresentação, fazer um belo bife de filet mignon e cobri-lo com molho de tomate, esconde o que não precisa ser escondido. Pimentão com rapadura não é de forma alguma uma opção que tenha um mínimo de aceitação; mas olha que se a gente procurar, é capaz de achar alguém que já tenha tido esta idéia, e o que é pior (?), gostou; sorvete com batatas fritas...e por aí vai.
   E as saladas? Pode tudo, ou temos que ter um manual de combinações de cores? Por mim, é livre. A natureza é pródiga e nos permite fazer uma paleta de cores sem fim, com as mais diversas formas e texturas possíveis. Folhas combinam com legumes, os dois combinam com frutos do mar; várias frutas podem fazer parte deste mix; queijos e pãezinhos torrados são coadjuvantes importantes em tantas outras opções.
   Escolhi uma receita, (veja a foto acima) que contempla um pouco o que tratamos aqui - Salada de beterraba com queijo de cabra e aspargo. A receita foi publicada no site da revista Claudia, que infelizmente não recebeu a assinatura de sua autoria.
   Você poderá usá-la como entrada de um prato quente ou mesmo como um prato principal, se quiser servi-la à noite, como uma refeição leve, porém, de expressivo valor nutricional, uma vez que temos carboidratos, proteínas e fibras e sais minerais. Voilá! Vamos à receita.

Ingredientes

7 beterrabas grandes com casca

1/4 de xícara de cebola picada aferventada

4 colheres (sopa)de suco de limão

Sal e pimenta-do-reino moída (não uso) na hora a gosto

4 colheres (sopa) de azeite

500g de aspargo verde, cozido no vapor e cortado em fatias diagonais (reserve as pontas para decorar)

190g de queijo de cabra cremoso (ou creme azedo)

2 xícaras de folha de mâche (ou outra folha verde - pode ser hortelã)


Modo de fazer

Em uma panela com água, cozinhe a beterraba com a casca por 30 minutos ou até ficar macia. Deixe esfriar um pouco, retire a casca e corte a beterraba em cubinhos. Tempere com a cebola, o suco de limão, sal, pimenta (opcional) e o azeite. Misture bem e deixe esfriar totalmente (você pode preparar a beterraba na véspera e guardá-la na geladeira em um recipiente tampado). Divida a beterraba e o aspargo em dez porções. Coloque um aro de 6cm de diâmetro em um prato grande e preencha com uma porção de beterraba pressionando com os dedos. Por cima, disponha 2 colheres (chá) de queijo e cubra com uma porção de aspargo. Pressione levemente e retire o aro com cuidado. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes. Na hora de servir, decore com as folhas de mâche ou hortelã e as pontas de aspargo e regue com azeite.

Rende 10 unidades.

1 comment:

  1. Hi Luiz, Thanks for visiting and following my blog. I would love to follow yours to know more of Brazilian cooking.
    Zoe

    ReplyDelete