Friday, March 15, 2013

Ragu de carne moída ao funghi secchi e tagliatelle

 
 
     Depois de alguns dias sem escrever aqui no blog, retorno trazendo uma receita daquelas que a gente tem vontade de comer e pensa que é trabalhosa de fazer - Ragu de carne moída com funghi secchi e tagliatelle.
     Vale notar que a dificuldade maior é achar uma boa massa, mas acredito que em seu bairro deva existir um supermercado que tenha boas opções, e se caso não houver, você pode fazer com o bom e tradicional espaguete também, que fica tão bom quanto. O funghi secchi, não é indispensável, e bem sei que tem pessoas que não gostam. Mas como a receita tem funghi secchi, então desta vez, vamos fazer com que ela se mantenha original, tá bom!?
      Vamos anotar os ingredientes.

Ingredientes para o molho

1kg de carne moída (patinho ou acém)
5 tomates sem pele e sem sementes
1kg de polpa de tomate
50g de funghi secchi
200g de manteiga
2 cebolas médias cortadas em cubinhos
1 colher de chá de lemon pepper
1 colher de chá de páprica doce
sal a gosto
azeite extra virgem

500g de macarrão tagliatelle (ou outra de sua preferência)

Fazendo

O macarrão é simples e nem tem o que ensinar, imagino. Mas cozinhe o o macarrão no tempo que o fabricante determinar ou até que fique macio. Reserve.
O ragu já requer um pouquinho mais de trabalho, pois é a “alma” do prato.
Corte as cebolas em cubinhos e tire a pele e as sementes dos tomates. Aqueça o azeite em uma panela de borda alta e deixe as cebolas dourando até ficarem bem macias. Adicione os tomates que deverão ser cortados em pedaços pequenos. Deixe refogando até ficarem bem macios. Adicione a carne, arrumando-a na panela para que cubra todo o fundo. Tempere-a com os demais ingredientes e por último coloque o sal. Misture até formar uma massa homogênea.
Para reidratar o funghi, coloque-o em uma panela e cozinhe-o por cerca de 10 minutos em fogo médio. Depois, escorra a água e ele estará pronto para ser adicionado ao molho.
Coloque agora, a polpa de tomate, mexendo delicadamente para que forme um caldo bem grosso. Mantenha o fogo baixo e deixe apurando por cerca de 20 minutos. Tempere com o sal a seu gosto. Se o caldo estiver muito grosso, acrescente um pouco de água, mas com cuidado para não ficar ralo.
Deixe cozinhar até formar borbulhas.
Em uma frigideira grande, em fogo médio, derreta a manteiga e coloque o macarrão, misturando-o com cuidado. Quando estiver aquecido, coloque-o em uma travessa e cubra-o com o ragu. Sirva imediatamente.
Como acompanhamento, recomendo um bom queijo parmesão ralado na hora.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment