Saturday, March 30, 2013

Salmão selado com crosta de gergelim preto


Neste sábado de Aleluia, reservei uma receita que as meninas gostam muito. Salmão. Um prato que hoje em dia é muito apreciado no Brasil, certamente pela influência da culinária japonesa.
Independente disso, as meninas adoram salmão, e me pediram que preparasse algo especial mas sem muita elaboração. Que fosse rápido e gostoso.
Ok, respondi. Poderia ser cru, que mais rápido impossível. Mas aí não seria tão original. Então, fiz um meio termo. Um bom salmão selado com crosta de gergelim preto. Sucesso total. Não sobrou nem um pedacinho. Ainda bem que fiz uma foto antes que elas literalmente comessem o “modelo”.
Imaginem  que só por comentar no Facebook que estava com vontade de fazer esta receita, uma amiga já pediu logo a receita; e é tão fácil, que vale a pena anotar e deixar em seu caderninho de receitas. Ok? Então anote.

Ingredientes

1 filé de salmão (preferencialmente lombo) – cerca de 1 kg
1 colher de chá de casquinha de limão siciliano
50 g de gergelim preto
Azeite extra-virgem
Molho de soja - shoyu (para o acompanhamento)

Fazendo

Corte o filé em cubos grandes. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite. Em um prato espalhe um pouco do gergelim. Reserve. Frite o salmão um a um. A fritura deve ser rápida o suficiente para selar apenas, os dois lados do peixe deixando o interior quase cru. Tire da frigideira e passe o salmão no pratinho de gergelim, deixando-o aderir de um lado e depois do outro. Sirva em uma travessa e acompanhe com molho de soja (shoyu).

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment