Monday, April 8, 2013

Croissant - uma história deliciosa a ser contada

 

Às vezes a gente conhece uma coisa há tanto tempo e nem sabe exatamente sua origem. A gente come, se delicia, até aprende a fazer; e passamos este conhecimento (do fazer) para nossos descendentes. Gozado, não!? Pois bem, uma dessas coisas, é um pãozinho delicioso, muito apreciado pela maioria das pessoas, que conhecemos por seu nome francês: croissant.
Com seu aspecto macio, com uma crosta crocante e dourada, serve para a confecção de várias receitas nos lanches de mesas do mundo inteiro. Puro ou recheado, Cozinhando com Amigos traz sua história para que possamos conhecer um pouco mais sobre ele.
 
      

Apesar do nome francês, sua origem é atribuída a padeiros austríacos, onde era conhecido pelo nome de kipferl, desde o século XIII. A sua origem, porém, é considerada uma das grandes lendas de todos os tempos.
Reza, pois a lenda que esta especialidade foi inventada por volta de 1686 em Viena de Áustria – por essa altura, o Império Otomano (hoje, Turquia) tentava aumentar as suas possessões na Europa. Como não conseguiam entrar nas portas da cidade de Viena, o exército decidiu que, durante algumas noites iriam escavar um túnel até ao centro da cidade. Porém, eles não contavam com os padeiros vienenses que enquanto trabalhavam à noite, estes ouviram o barulho que o inimigo otomano fazia ao cavar o túnel, e ao darem o alarme sobre o que estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque.
Os padeiros não quiseram nenhuma recompensa a não ser o direito exclusivo a criar algo que comemorasse a vitória sobre o inimigo. Decidiram criar uns pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca: assim, os vienenses tinham a oportunidade de, ao comer este pão, poderem destruir o símbolo dos inimigos.
Maria Antonieta, originária de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite. Os nutricionistas recomendam moderação, no entanto, pois contém metade de seu peso em lipídios (gorduras)


Mas foi somente a partir de 1900 que um criativo padeiro francês alterou a receita, tornando a massa mais leve e folhada. Os franceses ainda hoje chamam este tipo de pão amanteigado de “viennoiserie’’.
    Então, agora que vocês já conhecem a história do croissant, tenham todos um bom apetite!

No comments:

Post a Comment