Wednesday, October 30, 2013

Saint Peter ao forno com legumes - receita mediterrânea


Saint Peter. Aparentemente um peixe com uma certa sofisticação (também, com esse nome!), mas de preço acessível, o saint-peter pode ser uma excelente opção para quem quiser sair do modismo do salmão. Isso mesmo, já que o salmão agora está na moda, ficou parecendo que não existem outros peixes saborosos neste planeta.
Tenho visto nos supermercados e peixarias do bairro, pessoas que não tem o hábito de comer peixe escolherem salmão como a única opção para suas receitas. Sempre que posso, oriento os amigos e mesmo desconhecidos, a escolherem outros bons peixes vendidos no mercado.
É o caso do saint-peter, um peixe que possui carne branca e textura macia e que dificilmente você “errará” na escolha. Certamente seus convidados irão gostar e até pedir para repetir a receita.
Da família da tilápia, é encontrado com preço bem acessível e vendido em filés, facilita sua popularidade e escolha na lista de compras.
Uma das receitas que gosto de fazer é saint peter com legumes ao forno, uma receita mediterrânea que dispensa o arroz como acompanhamento, uma vez que temos carboidratos em sua composição.
Vamos a receita?

Ingredientes

1 kg de filé de saint peter (ou tilápia) cortado em pedaços
1 cebola grande cortada em pétalas
2 batatas médias cortadas em rodelas
Meio bouquet de brócolis
3 tomates médios cortados em pedaços
1 talo de alho poró
1 colher de chá de lemon pepper
3 colheres de sopa de vinho branco seco
Azeitonas pretas
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Lave os filés em água corrente e coloque-os em uma vasilha. Tempere-os com sal, azeite e lemon pepper; adicione o vinho e o azeite. Coloque o peixe na geladeira e deixe-o marinando até o dia seguinte.
No dia seguinte, coloque as rodelas de batata no fundo de uma travessa refratária, untada em azeite. Espalhe os pedaços de saint peter juntamente com as pétalas de cebolas, o alho-poró e o brócolis (cortados em pedaços). Regue com o molho de azeite e vinho branco. Cubra a travessa com folha de alumínio e leve ao forno a uma temperatura de 230ºC (fogo baixo). Deixe assando por 30 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire a folha de alumínio e adicione as azeitonas pretas e os pedacinhos de tomate. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite e leve ao forno por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment