Wednesday, January 8, 2014

Terrine de Espinafre e Arroz com camarão Cajun


Como diz uma amiga minha: “férias são férias”, não é para trabalhar. Mas tem coisa mais prazerosa do que aproveitar os dias de férias e ficar bolando receitas, testando a receita de amigos e desconhecidos, visitando cozinhas e bons restaurantes (o que inclui os botecos da cidade)?
Para mim, é um prazer buscar as novidades que possam acrescentar meu aprendizado e conhecimento na fina arte da culinária. Principalmente se eu mesmo vou saborear o que aprendi, independente se ficará bom ou não; mas faço o possível para que dê tudo certo.
Um bom exemplo disso foi a criação de um prato de última hora, justamente para aproveitar a sobrinha de um camarão ao molho de tomate do dia anterior.
Com o calor que está fazendo neste verão, aqui no Rio de Janeiro, não é bom deixar comida na geladeira muito tempo, a não ser que você a congele.
Pois muito bem, tinha um ramo de espinafre fresquinho que eu tinha comprado na feira, um pouquinho de arroz branco, adicionei um pouco de amendoim sem casca e sem sal, uma pitada de pimenta calabresa e uma colher de páprica doce. Sal e azeite a gosto. Dois ovinhos caipira e pronto, a misturinha está feita. Ah, não!? Verdade. Preciso dar os detalhes do encaminhamento. Então vamos à receita.

Ingredientes

100g de molho de camarão (tamanho médio)
150g de arroz (qualquer um – branco, integral, etc)
1 maço de espinafre fresco
1 ou 2 colheres de amendoim sem sal e sem pele
1 colher de chá de páprica doce
2 colheres de sopa de azeitonas preta fatiadas
1 colher de chá de pimenta calabresa (opcional)
2 ou 3 ovos caipiras
Sal e azeite a gosto

Fazendo

Prepare o molho de camarão na maneira tradicional (imagino que vocês já sabem fazer isso); misture a páprica, o amendoim, as azeitonas pretas e a pimenta calabresa (opcional, como disse). Aqueça em fogo baixo e deixe levantar fervura. Se precisar coloque um pouquinho de água ou um pouco mais de molho de tomate. Reserve.
Em uma frigideira, coloque um pouco de água com azeite e deixe ferver. Coloque somente as folhas do espinafre e deixe cozinhando-as por 5 minutos.
Unte uma travessa pequena (cerca de 20 cm por 8 cm) com o azeite; e vá colocando as folhas do espinafre abertas, cobrindo o fundo da travessa.
Misture o molho com o arroz de forma bem homogênea e coloque sobre o espinafre na travessa. Cubra o arroz com o restante das folhas cozidas.
Bata as claras dos ovos até que fiquem em ponto de neve. Cubra o espinafre e leve ao forno em fogo médio por 5 minutos. Retire e acrescente as gemas e leve ao forno novamente e deixe por mais 5 minutos ou até que as gemas estejam cozidas – não precisa estar durinha. Sirva quente.
Esta receita serve 4 porções.

Bom apetite!

1 comment: