Friday, June 5, 2015

Chutney de abacaxi

 

Na culinária, como em tudo na vida, encontraremos sempre, divergências entre aqueles que gostam de uma determinada receita e outros que não gostam. Ainda bem, não é mesmo?
Assim fica mais divertido encararmos os desafios em buscar receitas que tenham a unanimidade do paladar, que seja uma referência em nossa memória, mesmo que isto possa parecer um sonho utópico.
Saber utilizar a combinação de ingredientes e a dosagem destas pode influenciar sobremaneira, uma receita; fazendo com que aquele prato que a princípio seria uma receita comum, se transforme em uma receita especial.
Na verdade, temos que ter a perspicácia de saber fazer a combinação correta dos sabores. Por exemplo, a receita de hoje tem sua origem na culinária indiana, o Chutney – uma geléia agridoce, que tem por base em sua composição, açúcar mascavo, pimenta dedo-de-moça, alho e outras especiarias de acordo com o gosto de quem produz e que com a devida adaptação a nossa culinária, utiliza-se frutas tropicais, tais como manga, maçã, abacaxi e outras.
Gosto muito do chutney de abacaxi, pois me permite utilizá-lo tanto no acompanhamento as carnes grelhadas de porco quanto em receitas especiais, como a kafta. Quer saber como fazer? Anote.

Ingredientes

1 abacaxi maduro
1 cebola grande picada
Gengibre fatiado a gosto
100 ml de vinho branco seco
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e fatiada bem fino
Uvas-passa a gosto (escuras ou brancas)

5 colheres de sopa de açúcar mascavo

Fazendo

Corte o abacaxi em cubinhos e misture todos os ingredientes em uma panela de borda alta.
Leve ao fogo médio (200ºC) e deixe cozinhando até ficar em ponto de geléia, de maneira que você veja o fundo da panela, ao mexer com a colher.
Coloque em potes de conserva e deixe esfriar naturalmente.
Conserva melhor se guardado na geladeira.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment