Tuesday, August 18, 2015

Osteria, Trattoria, Taverna ou Ristoranti


Entre tantas opções de restaurantes italianos, sempre me chamou a atenção a existência de diferentes tipos entre eles. Refiro-me ao nome dado em relação ao tamanho ou a forma de atendimento. O que diferenciaria uma Osteria de uma Trattoria, de uma Taverna e de um Ristoranti? E penso que muitos das amigas e amigos que visitam o blog, também têm esta dúvida.
         Se buscarmos a etimologia destas palavras, ficará mais fácil entendermos seus significados. Senão, vejamos.

OSTERIA

O termo osteria, tem origem na palavra oste, do francês antigo ostesse, que por sua vez deriva do latim hospite, hóspede em português. Uma das primeiras representações da palavra osteria está no capítulo do Poder Judiciário do “Signori di Notte”  que, como o nome sugere, zelavam pela tranquilidade noturna de Veneza, no século XIII. A etimologia do nome refere-se a verdadeira função do lugar que é a da hospitalidade.
Desde a época da Roma antiga já existiam locais semelhantes às osterias; chamavam-se enopolium, enquanto que em thermopolium era servida comida e bebida quente, mantidas em temperatura ambiente em grandes potes de barro colocados no balcão. As osterias surgiram como locais de apoio a viajantes, atendendo espaços de comércio, servindo também como locais de encontro para as reuniões e relações sociais. Sendo muitas das vezes, simples e humildes assumiram importância de acordo com o lugar onde estavam.

TRATTORIA

A trattoria é um estabelecimento popular, tipicamente italiano, para a venda e consumo de refeições no local. O nome deriva do verbo trattare em italiano,  por sua vez vem da palavra francesa traiteur, derivado de traiteur, ou seja tratar, preparar. Algumas trattorias são bem conhecidas e procuradas pela qualidade de sua comida e pela caracterização, de preparações de pratos locais e/ou regionais. De uma forma geral, os seus preços já são uma atrativo local, que é caracterizado por uma maior simplicidade no serviço e mobiliário, mas com qualidade e quantidade de alimento oferecido excelente.

TABERNA ou TAVERNA em italiano

A taberna é um espaço muito parecido com o botequim ou um bar. A diferença é que o bar abre a noite somente, e algumas tabernas abrem na hora do almoço; outra diferença é que as tabernas servem refeições completas (“pratos feitos”), com um cardápio pouco diversificado.

RISTORANTI

O termo restaurante vem do francês restaurant, de restaurer, ou seja, ristorare em italiano, restaurar em português. Esta palavra foi citada pela  primeira vez no século XVI, significando “um alimento que restaura“ e se refere principalmente a uma sopa rica e de gosto refinado. Em 1765, teve sua atual “tradução” quando um cozinheiro parisiense chamado Boulanger abriu uma empresa de catering. O primeiro restaurante a adotar a forma que mais tarde se tornou padrão hoje em dia, com o cliente sentado em sua mesa com a sua própria porção, tendo a possibilidade de escolher o que comer a partir de um menu, com horário de funcionamento específico, foi o Grand Taverne de Londres, fundado em 1782 por Antoine Beauvillier. Parece que o nome é derivado do lema “Vinde e eu vos restaurarei”, pregado na fachada do primeiro edifício deste tipo.
Atualmente, a diferença entre estes estabelecimentos, é muito pequena; estando suas características mais ligadas às tradições e origens destes tipos de local. Ao que parece, os donos destes estabelecimentos, buscam muito mais um nome bonito para seu estabelecimento; sendo que muitas vezes, o local não é condizente com o tipo de atendimento que o nome sugere, descaracterizando o significado real do que a terminologia em sua origem significava.
Podemos considerar que uma Osteria, hoje em dia, é um local com poucas mesas, dando uma sensação de um lugar mais reservado e acolhedor. É um ambiente, onde o atendimento é feito geralmente, pela família do proprietário. Com preços acessíveis e com comida farta.
A Trattoria, também tem uma característica familiar, tendo em seu cardápio, refeições com características regionais e locais. Sendo mais freqüentados que as osterias, tornando-se por isso ou por causa disso, mais famosos.
Como disse anteriormente, a Taverna já tem cara de botequim, onde você encontrará sempre, algo também pra comer. Um local onde os fregueses vão mais para beber e conversar.
Ristoranti é mais refinado, como devem ser os bons restaurantes. Muitas mesas, cardápio variado, garçons e toda a formalidade e pompa que um restaurante oferece.
Agora que você conhece estes tipos de restaurantes italianos, da próxima vez que você for a Itália, ficará mais fácil escolher que tipo de atendimento e que pratos você gostará de saborear.

No comments:

Post a Comment