Monday, September 21, 2015

Arroz de Bacalhau a D. Luiz


Neste fim de semana passado, participei mais uma vez, do Festival Gastronômico do Lago Oeste, aqui em Brasília, em sua 3ª edição. Seguindo nossa tendência em servir comidas mediterrâneas, servi a tradicional receita espanhola da paella valenciana; e também, uma receita de origem portuguesa, um arroz de bacalhau.
Um prato que você pode preparar no dia a dia e que não é caro, uma vez que você usará o bacalhau desfiado, que normalmente você encontra em promoções no supermercado. Mas, tenha certeza de que você está comprando bacalhau mesmo, pois alguns mercados vendem peixe salgado “tipo bacalhau”. Não fica ruim, mas não é a mesma coisa, né?
Nesta receita, eu usei o bacalhau do Porto e arroz parboilizado; fiquem à vontade para usar o arroz de sua preferência – integral, 7 grãos, basmati ou outro. Vamos ver, então, como fazer?


Ingredientes

1 kg de bacalhau desfiado
3 xícaras de arroz
2 cebola grandes cortadas em pétalas
6 dentes de alho
200 g de tomates cereja
250 g de azeitonas pretas
½ maço de salsinha picada
Sal
Azeite

Fazendo
  
Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro e reserve. Em uma frigideira de borda alta (pode ser na panela também; mas depois de pronto sirva em uma travessa), frite a cebola em azeite até que fiquem macias e douradas. Acrescente o alho, deixe dourar e em seguida coloque o bacalhau.
É comum o bacalhau soltar um caldo. Mantenha o fogo baixo e vá mexendo o bacalhau, misturando com a cebola e o alho. Abra um espaço no meio da frigideira e coloque o arroz devagar, mexendo para que dê uma leve tostadinha. Acrescente água, até que cubra os ingredientes. Cuidado para não colocar muita água, senão transborda da frigideira!
Mexa o arroz para que ele fique soltinho e vá misturando-o com cuidado com o bacalhau. O fogo deve ser baixo para que o arroz cozinhe por completo. Se perceber que a água está secando muito rápido, diminua mais o fogo e coloque um pouco de água quente para auxiliar no cozimento. Tempere com o sal e continue mexendo devagar da borda da frigideira para dentro e espalhando o arroz na frigideira.
Quando o arroz estiver cozido e a água secar, acrescente os tomates cereja cortadinhos ao meio. Finalize com as azeitonas e a salsinha bem picada. Regue o arroz com uma camada generosa de azeite e sirva imediatamente.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment