Wednesday, September 23, 2015

Salmorejo - uma deliciosa sopa cordobesa

 

A primeira vez que ouvi falar deste nome – Salmorejo – foi quando fui jantar na casa de um casal amigo, Luis Sardá e Conchita; e ele perguntou se eu já havia provado. Disse-lhe que não.
Ao vê-lo segurando uma jarra, imediatamente pensei que pudesse ser uma variação do gaspacho e é quase igual, diferenciando apenas em alguns ingredientes.
O salmorejo é uma sopa cremosa originária de Córdoba, região da Andaluzia, na Espanha. Seus ingredientes consistem na mistura de tomate, alho, pão dormido, azeite, vinagre, sal e eventualmente pimentão verde.
Sua consistência assemelha-se a um purê ou a um molho encorpado (em contraste com o gaspacho espanhol, que normalmente é líquido). Luis serviu-me em uma taça de boca larga, deixando espaço suficiente para fazer o acompanhamento de clara de ovo cozido picada, presunto cru picado e algumas gotas de azeite.
O salmorejo e o gaspacho espanhol têm diferenças fundamentais na textura, sendo o primeiro mais denso, com uma textura mais próxima de uma maionese suave, por levar mais pão e mais azeite. O salmorejo é servido frio e seu consumo se dá, principalmente nos meses quentes de verão, ao sul da Espanha.
Segundo alguns pesquisadores, sua origem se deu na camada social mais pobre daquela região, muito provavelmente tenha sido introduzido nos costumes culinários locais no século XVII ou XVIII, coincidindo com a adoção do tomate como alimento. Há uma referência deste alimento, em um dicionário espanhol de 1737 como um molho que pode acompanhar os coelhos, mencionando pimenta, sal e vinagre entre outras especiarias.
Então, se você quiser surpreender seus amigos e servi-los uma entrada bem original, recomendo servir-lhes o salmorejo, conforme a receita a seguir. Bom apetite!
 


Ingredientes

750 g de tomates maduros
100 g de pão branco amanhecido
3 colheres de sopa de azeite de oliva virgem extra
1 dente de alho
1 colher de chá de sal
Para acompanhar, presunto cru defumado em pedacinhos, 1 ou 2 ovos cozidos picados.

Fazendo
Lave os tomates, e corte em pedaços, com pele e tudo. Corte o pão em pedaços pequenos. Coloque no processador ou liquidificador os tomates e bata até ficar bem triturado, formando um molho consistente.  Acrescente o pão, o alho, o sal e o vinagre e bata novamente.
Quando estiver quase um creme, coloque o azeite aos poucos e vá batendo, até ficar um creme espesso bem cremoso. Se precisar, corrija o sal. Guarde na geladeira por algumas horas e sirva em taças, finalizando com as claras de ovos cozido e o presunto cru em pedacinhos. Um fio de azeite dará o toque final.

No comments:

Post a Comment