Monday, April 24, 2017

Arroz Tropical

 

Já nem lembrava desta receita, que fiz há algum tempo. Chamei-a de Arroz Tropical. Um prato que pode ser principal, mas pode ser um bom acompanhamento para um bom peixe (robalo, cherne ou namorado). Enfim quando achei a foto em meus arquivos, publiquei na hora no Face e claro, começaram os pedidos de receita. Também, a foto é bem sugestiva e enche os olhos. Que dá vontade de fazer dá! E quem fizer certamente não deixará de repetir. A não ser que não goste de banana-da-terra em prato salgado. Mas isto são outros quinhentos.
        Como disse, chamei de Arroz Tropical, esta derivação light da jambalaia – prato típico da culinária cajun, no sul de Nova Orleans/EUA, que faz um arroz sensacional, misturando frango, calabresa, camarões, pimentão e outros ingredientes, fantásticos. Este prato merece um capítulo à parte e já o publiquei aqui no blog.
        Neste caso, usei alguns poucos ingredientes que tinha em casa – neste dia, não tínhamos camarão (que pena!) – e fiz o arroz com que tínhamos: lingüiça calabresa caseira, sassami de frango, e salsão. Mas você pode incrementar a receita a seu gosto.
        A banana-da-terra é um ingrediente que faz a diferença, principalmente se você fizer este prato como o acompanhamento de um bom peixe, como disse. Então, vamos a receita, que é o que vocês estão querendo!

Ingredientes

2 xícaras de arroz (eu usei o parboilizado)
4 linguiças calabresas caseiras (aprox. 500 g)
1 kg de sassami de frango
2 talos de salsão (aipo)
1 cebola média/grande
4 dentes de alho
3 bananas-da-terra
Sal a gosto

Fazendo

Em uma panela de barro, refogue o arroz com a cebola e os dentes de alho bem picadinhos. Corte os talos do salsão (aipo) em rodelas bem fininhas e junte com o arroz. Cubra com a água, adicione o sal e deixe cozinhando. O sassami deve cortado em pedaços médios; igualmente a linguiça, será cortada em rodelas. Frite-os separadamente e reserve.
Corte as bananas-da-terra em pedaços de mais ou menos 5-6cm e coloque para cozinhar em água quente. Cerca de uns 15 minutos.
Quando o arroz estiver quase secando, coloque os pedaços de frango e as linguiças e misture bem. Coloque as bananas cortadas em volta da panela, tampe e deixe o arroz terminar de secar.
Decore com folhinhas de salão e sirva em seguida.
Bom apetite!

No comments:

Post a Comment