Sunday, November 28, 2010

Petisco das arábias


Aos que não sabem, devo dizer que meu bisavô por parte de pai era argelino. Não é Argemiro nem argentino, aos que lerem com pressa. Ele era ar-ge-li-no, pois obviamente nasceu na Argélia.
Talvez venha daí o meu biotipo, meio indiano, meio árabe, sei lá. Não tenho cabelo pixaim o suficiente pra ser um crioulo, nem tenho a pele clara pra ser um branquelinho. Fiquei no meio termo. Segundo o IBGE sou “pardo” (isto é cor? Na minha caixa de lápis de cor Caran D´Ache não tinha essa tonalidade. E olha que tinha 60 cores). Bom, deixa isso pra lá. O que importa agora é uma receita que aprendi a fazer, por conta de minhas visitas a Rotisseria Sírio-libanesa, que a maioria dos amigos conhecem por “Lanchonete do Brimo”, lá no Largo do Machado, na Galeria Condor.
Claro que os proprietários não me deram a receita – mesmo sendo um deles amigo e fiel integrante da raça rubro-negra. Por isso, tive que aprender fazendo e fui aperfeiçoando, buscando nas especiarias, o sabor do oriente, imaginando o bisa saboreando esta delícia, apreciando alguma odalisca dançando a dança-do-ventre.
Originariamente, a kafta utiliza a carne de cordeiro, mas desta vez, por questões econômicas e logísticas (nem todo açougue perto de casa tem carne de cordeiro), vamos usar a carne de gado. Um detalhe importante é que preferencialmente se use uma grelha para grelhar as katas. É bem melhor, pois da vez que fiz na frigideira, Cecília quase ficou histérica com a sujeirada que a fritura fez no fogão. Por isso, eu prefiro agora fazer na grelha, meu churrasquinho de carne moída.
Então, vamos aos ingredientes:

Ingredientes 

500gr de “patinho” moído
500gr de acém moído
1 cebola grande bem picada
1 colher de sopa de alho em flocos
1 colher de canela em pó
1 limão tahiti (suco)
1 colher de sopa de zatar
Folhas de hortelã picadinha
Noz moscada e sal a gosto
Espetinhos de madeira ou bambu
20ml de azeite

Obs.: Se quiser, pode substituir a noz moscada por pimenta do reino moída. A zatar também pode ser substiuída por ½ maço de salsinha Mas a zatar é melhor realça o sabor consideravelmente. É um pouco cara, mas o custo benefício é compensador.

Fazendo

Em um recipiente, coloque as carnes e misture-as. O acém, por conter um pouquinho mais de gordura, dá uma liga importante na consistência da kafta. Adicione a cebola picada e os demais ingredientes. Deixe para colocar o suco de limão por último. Misture tudo até formar uma massa homogênea.
Faça pequenas bolas com a massa de carne e enrole-as nas mãos, em forma de charutos. Não precisa ser muito grande. Pegue o palito e atravesse a kafta, de ponta a ponta, tomando cuidado para não desmanchá-la. Aperte as duas extremidades. Pincele-a com o azeite e separe. Repita este procedimento com toda a carne.
A grelha deverá estar bem aquecida, tomando-se o cuidado para que as chamas não estejam altas e queime a carne. Lembre-se o calor é quem deve assar a carne, de maneira que ela fique suculenta e não perca o caldo. Coloque os palitos com as kaftas na grelha e deixe por uns 15 minutos, girando-as para que grelhem por igual. Sirva ainda quente, tão logo esteja pronto.
Este prato pode ser acompanhado com pão folha (um pão sírio, de massa bem fina) e geléia de hortelã. Também fica muito bom, se acompanhado de arroz com lentilhas e molho de carne e cebola – como é feito lá na “lanchonete do brimo”.

SARTÉMMMM! (BOM APETITE!” no idioma árabe)

No comments:

Post a Comment