Wednesday, November 24, 2010

Do gosto


Definição do gosto
        
         O gosto é aquele de nossos sentidos que nos põe em contato com os corpos sápidos, por meio da sensação que causam no órgão destinado a apreciá-los.
         O gosto, que tem por excitadores o apetite, a fome, e a sede, é a base de várias operações que resultam no crescimento, desenvolvimento e conservação do indivíduo, e na reparação de suas perdas causadas pelas evaporações vitais.
         Nem todos os corpos organizados se alimentam da mesma maneira; o autor da criação, cujos métodos são tão variados quanto seguros, lhes atribuiu diversos modos de conservação.
         Os vegetais, situados na base da escada dos seres vivos, se alimentam por meio de raízes que, implantadas ao solo natal, selecionam, graças a uma mecânica particular, as diversas substâncias que têm a propriedade de favorecer seu crescimento e a sua manutenção.
         Um pouco mais acima encontramos os corpos dotados de vida animal,. Mas privados de locomoção; nascem num meio que favorece sua existência, e órgãos especiais extraem desse meio tudo o que é necessário para sustentar a porção de vida e de tempo que lhes foi concedida; eles não buscam seu alimento, o alimento vem buscá-los.
         Um outro modo foi fixado para a conservação dos animais que percorrem o universo, dentre os quais o o homem é indiscutivelmente o mais perfeito. Um instinto particular o adverte de que tem necessidade de se alimentar; ele procura, pega os objetos nos quais suspeita a propriedade de aplacar suas necessidades; come, restaura-se e percorre assim, na vida, a carreira que lhe foi destinada.
         O gosto pode ser considerado sob três aspectos:
         No homem físico, é o aparelho por meio do qual ele aprecia os sabores;
         Considerado no aspecto moral, é a sensação que o órgão impressionado por um corpo saboroso desperta no centro comum; enfim, considerado em sua causa material, o gosto é a propriedade que tem um corpo de impressionar o órgão e de fazer nascer a sensação.
         O gosto parece ter dois usos principais:
1)    Ele nos convida, pelo prazer, a reparar as perdas contínuas decorrentes da ação da vida;
2)    Ele nos ajuda a escolher, entre as diversas substâncias que a natureza nos oferece, as que são próprias a servir de alimentos.
         Nessa escolha, o gosto é poderosamente ajudado pelo olfato; pois se pode estabelecer, como máxima geral, que as substâncias nutritivas não são repulsivas nem ao gosto nem ao olfato.

Fonte:  A Fisiologia do Gosto, de Brillat-Savarin - Ed.  Companhia das Letras - 1995 

No comments:

Post a Comment