Thursday, September 1, 2011

Bife de Vacio, Flank Steak, Bavette de Flanchet...ou simplesmente Fraldinha

 

      Conheci “verdadeiramente” este corte de carne, quando casei-me com Cecília. Não que eu não soubesse o que era; eu já o conhecia das churrascarias, mas confesso que não era um de meus favoritos, pois sempre tive predileção pela alcatra, em razão de seu sabor. A picanha também merece minha atenção, mas nem sempre é a que eu mais peço.  
Pois bem. Rendi-me ao sabor da fraldinha, saboreando-a no dia a dia, lá em casa. Preparada à moda argentina – uma vez que Cecília é legítima representante de nuestros hermanos – a fraldinha passou a fazer parte do cardápio contumaz lá de casa. Mas vamos conhecer um pouco mais desse corte?
         A fraldinha na Argentina é conhecida pelo nome de bife de vacio (que fica no flanco do boi); um corte relativamente longo e plano, com sua textura um pouco mais resistente do que outros cortes, necessitando uma atenção especial em seu preparo.
Na França recebe o nome de bavette de flanchet e nos EUA, flank steak. A China é um dos principais consumidores (também não é nenhuma vantagem, uma vez que sua população é alguns milhares de vezes, maior do que a de muitos países), preparando-a frita ou assada, e servindo-a em tiras, na rua e nos bares e restaurantes.
         Apesar de poder ser feita de diferentes maneiras, eu prefiro comê-la grelhada ou assada no forno, pois torna-se uma carne bem macia nessas duas maneiras de fazer.
         A recomendação no feitio dessa carne é que você utilize sempre, peças grandes e com gordura. Na hora de servir, retire a gordura, pois ela servirá apenas para realçar seu sabor. E não se assuste, pois apesar da gordura, a chamada capa da fraldinha é considerada uma carne magra, pois cada 100g contém apenas 137 calorias. Uma boa opção para substituir o filé mignon e não correr o risco de aumentar sua carga de exercícios na academia.
         A fraldinha tem uma boa diversidade de uso, podendo ser assada, grelhada e até mesmo moída, como base para hambúrgueres. A receita que trago aqui no Cozinhando com Amigos é de Cecília – Fraldinha ao Forno com Vinho Tinto.
Bom apetite!

Ingredientes

1,5kg de capa de fraldinha (observem se a capa de gordura é grossa)
10g de chimichurri (tempero argentino)
1 colher de sopa de alho desidratado
300ml de vinho tinto seco
azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Tempere a fraldinha apenas com o chimichurri, regando-a com o vinho delicadamente, para não retirar as ervas do chimichurri. Em uma travessa refratária, unte o fundo com o azeite. Coloque a carne com a gordura voltada para baixo e cubra-a com papel alumínio. Leve-a ao forno e deixe assando em fogo baixo por aproximadamente 2 horas e meia. Retire o papel alumínio, vire-a, e somente então, acrescente o vinho e coloque o sal a seu gosto. Deixe dourar por mais uns 30 minutos. Sirva imediatamente!

Observação: Você notará que formou um caldo gorduroso no fundo da forma. Sugiro que retire a carne da forma e coloque-a em uma travessa, para uma melhor apresentação.

Este prato pode ser acompanhado por batatas sauté, legumes cozidos ou grelhados, e risotos em geral.


3 comments:

  1. Humm essa carne está com uma aparência tão suculenta!

    ReplyDelete
  2. Apesar de parecer, flank steak NÃO É FRALDINHA.

    ReplyDelete