Wednesday, September 14, 2011

Mangostão - Uma fruta da Ásia com sotaque baiano.


 

   Vocês conhecem uma fruta chamada mangostão? Não? Então conheçam um pouco a respeito dessa fruta que caiu nas graças de uma rainha.
 ............................
   O mangostão ou mangostin é considerado a fruta mais famosa e mais saborosa do trópico asiático. A rainha Vitória, da Inglaterra (1819-1901), ao prová-la, disse não haver saboreado antes nenhuma fruta tão deliciosa e, a partir daí, ficou conhecida como a fruta-da-rainha. Consta que a rainha decretou o mangostão como a fruta oficial da corte e dos banquetes reais.

 

    Pertencente à família Clusiaceae e originário da Ásia, o mangostão é de disseminação bastante restrita, cultivado, principalmente, nas regiões tropicais da Ásia, Índia, Austrália e em alguns países da América. No Brasil, foi introduzido definitivamente por volta de 1935, na Bahia, e em 1942, no Pará.
     O mangostanzeiro é nativo do Sudeste da Ásia e atualmente é encontrado na Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnam, Camboja, Java, Sumatra, Cochinchina, Ceilão, Singapura e em outras regiões tropicais, como Costa do Marfim, Madagascar, Sri Lanka, Índia, China, Austrália. No novo continente, é cultivado na Costa Rica, Porto Rico, República Dominicana, Jamaica, Panamá, Havaí, Honduras, Guatemala, Sul da Flórida, Cuba e Brasil. O seu aspecto exterior agreste e interior delicado ajudaram o mangostão a manter até hoje a fama de fruto exótico sofisticado.


    É uma árvore de oito a dez metros de altura, de formato piramidal, de copa cônica. De grande longevidade (cerca de 100 anos) tem enorme produtividade podendo dar entre 1300 e 1500 frutos por safra. O mangostanzeiro é cultivado em áreas onde o clima é quente e úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano.


   Folhas grandes, simples, de coloração verde-escuro e brilhante. Flores grandes de cor vermelhja escura. Frutos esféricos de 4 a 9 cm de diâmetro e 3,6 a 6,5 cm de altura, de coloração vermelha a castanha escura. Polpa mole, suculenta, de sabor delicado e muito característico que envolve as sementes oleaginosas. A parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnosos brancos translúcidos e com sabor bastante delicado. Possui de zero a três sementes de dois centímetros de comprimento formadas do tecido nucelar.

    O mangostanzeiro começa a florir em outubro e novembro e a safra ocorre entre fevereiro e março estendendo se até abril.
    No Brasil, o mangostão é cultivado, principalmente, nos Estados do Pará e da Bahia, na maioria dos casos, em pomares de um a três hectares e em pequena escala no Espírito Santo e São Paulo. Na Bahia, a maior concentração de mangostanzeiros localiza-se no município de Una, onde se estima uma área de 50 hectares (aproximadamente 5.000 plantas). Os plantios começaram por volta de 1956 e estima-se que a metade se encontra em produção. Outros municípios baianos (Taperoá, Ituberá, Uruçuca, Nilo Peçanha e Tancredo Neves) totalizam cerca de 20 há (2.000 plantas). A produção brasileira de mangostão tem variado bastante em função de novas áreas implantadas e da alternância de produção apresentada por essa espécie.


    A parte comestível é formada por quatro a oito segmentos carnosos brancos translúcidos e com sabor bastante delicado. Possui de zero a três sementes de dois centímetros de comprimento formadas do tecido nucelar.
      A maior parte dos frutos produzidos durante a safra na Bahia é geralmente enviada para comercialização em São Paulo (CEAGESP), Rio de Janeiro e outras capitais do Sudeste brasileiro. Na Bahia, os frutos são embarcados em avião, no aeroporto de Ilhéus, duas vezes por semana, na época da safra.
Nas feiras e supermercados regionais são comercializados os frutos excedentes ou muitos maduros para transporte a longas distâncias, além de frutos pequenos ou manchados.


   Atualmente é possível encontrar essa fruta em vários países do mundo; logicamente com nomes que variam de país a país.

alemão – Mangostane
chinês – Saan Jook
espanhol – Mangostino
indonésio – Manggis
inglês – Mangosteen
italiano – Mangostan
norueguês – Manggistan / Manggis
russo – MAHΓУCTAH
sri lanka (Ceilão) – Mangus / Mangus kai

    Agora que voce já foi apresentado a esta fruta exuberante e exótica, vamos conhecer uma receita bem interessante, pois apesar de ser uma torta, ela pode ser degustada por pessoas que tenham intolerância a farinha de trigo – os cilíacos. Mas isso você vai saber no próximo post. Clique aqui.

No comments:

Post a Comment