Tuesday, September 6, 2011

Sopa de Ervilha com Bacon e Paio


    O inverno vai se despedindo, mas ainda tem seus rompantes de frios e por isso, faz com  que a gente tenha vontade de substituir o lanche da noite por um bom prato de sopa.
    Já tinha tempo que não fazíamos sopa aqui em casa. Acho que desde o ano passado, se não me engano (ninguém aqui conseguiu lembrar). Por isso, mais uma razão para ontem, termos mudado o padrão do lanche e resgatarmos a boa Sopa de Ervilhas, com direito a bacon (toucinho defumado) e rodelas de paio.
    Como sempre, a ordem é não criar coisas difíceis e reproduzir coisas práticas. Decididamente, não sou adepto da receita complicada para o dia a dia. Então, fazer essa sopa, foi uma boa opção para a noite fria de ontem. Minha filha mais nova ficou entusiasmada; a do meio, ficou meio desconfiada, pois já nem lembrava do gosto e pensou que fosse o mesmo do que o de lentilha. Desafio criado, só tinha uma solução. Fazer a Sopa de Ervilhas com Bacon e Paio.

Ingredientes

500g de ervilha seca
1 cebola média
150g de bacon
2 paios cortados em rodelas finas
250g de queijo parmesão ralado
azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Lave a ervilha e deixe-a de molho por uns 15 minutos. Corte a cebola em pétalas. Reserve.
Em uma frigideira, frite o bacon com um fio de azeite. Acrescente as fatias de paio e frite até o bacon ficar crocante. Retire e coloque tudo sobre um papel toalha para secar a gordura.
Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite e frite a cebola rapidamente. Coloque as ervilhas e misture. Acrescente o bacon, as fatias de paio e 1,5 litro de água. Tampe a panela deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Ao final, verifique se a ervilhas desmancharam. Tempere com o sal a seu gosto. Se precisar, deixe ferver um pouco mais, para o caldo engrossar.

Dica: Se quiser, acrescente um raminho de hortelã na hora do cozimento, dá um sabor perfumado a sopa e o sabor também fica bem interessante.

Acompanhamentos

O queijo parmesão deve ser ralado na hora. Torradinhas de pão francês, também fazem um bom acompanhamento. Recomendo sempre, que o azeite tenha no máximo 0,3% de acidez. Clique aqui e veja por que!
Pimenta calabresa em flocos também pode ser outra opção...já que é pra esquentar, fique à vontade!

Bom apetite!

2 comments:

  1. :) I made one similar me too! very good!!:D

    ReplyDelete
  2. Que buena se ve esta sopa. Me encanta el color y la textura que le has dado.
    Te mando un abrazo

    ReplyDelete