Monday, January 9, 2012

Codornas com Pétalas de Rosas

 

   O filme Como água para chocolate é um belo filme de amor. Baseado no romance homônimo de Laura Esquivel, o filme nos conduz aos encantos da culinária mexicana, narrando a história de uma jovem, Tita (interpretada por Lumi Cavazos) que tinha por dom a arte de cozinhar, mostrando de forma simbólica, a vocação nata de conhecimentos antepassados e nisso estava embutido todo o sentimento do prazer de cozinhar. E de como estes sentimentos são transmitidos aos alimentos preparados.
   A receita principal desta história são Codornas com Pétalas de Rosas, que já foi publicada várias vezes. Mas, pela sensibilidade e pelo romantismo, que esta receita nos passa, decidi trazê-la desta vez, aqui no Cozinhando com Amigos.
   A receita foi publicada na revista Gula e assinada pela Chef Renata Braune, a tempos, e tomo a liberdade de republicá-la para que vocês possam usufruir desta maravilha.
   Leiam o livro, assistam o filme e saboreiem esta delícia! Bom apetite!

 

Ingredientes

Para seis pessoas.
6 codornas
12 rosas, de preferência, vermelhas
12 castanhas portuguesas
3 colheres (sopa) de  manteiga
2 colheres (sopa) de anis
2 colheres (sopa) de mel
2 dentes de alho bem picados
2 gotas de essência de rosas ou 3 colheres de água de rosas
3 copos de água
Sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparar

Observação importante: As rosas devem ser orgânicas, não podem ser compradas em floriculturas, pois elas contém defensivos agrícolas, impróprios para consumo.

Desprenda com cuidado as pétalas das rosas. Moa-as no pilão com o anis. Cozinhe as castanhas em água e sal e faça um purê.
Doure o alho em uma colher de manteiga e acrescente ao purê de castanhas, juntamente com o mel, as pétalas moídas e a água. Tempere com sal e pimenta.
Deixe em fogo baixo mexendo para homogeneizar o molho. Junte a essência de rosas e as codornas fritas na manteiga. Cozinhe por 10 minutos. Retire as codornas e mantenha-as em lugar aquecido. Passe o molho por uma peneira para servir e enfeite o prato com pétalas de rosa.

1 comment: