Sunday, January 1, 2012

Bacalhau a D. Luiz

 

   A primeira receita deste novo ano que chegou, não poderia deixar de ser a de um bom peixe. Neste caso, mais uma vez, optei por fazer um bacalhau. A receita é baseada na receita de D. Jacy - bacalhau a espanhola.
   Não sei se na Espanha alguém faz assim, mas como no Brasil a gente tem a mania de fazer adaptações de tudo que chega, em qualquer área do conhecimento. Política, filosófica, gastronômica, econômica, cultural e tantas e tantas outras coisas.
   Mas vamos deixar essa prosa de lado e vamos a receita. Ah! antes porém, um detalhe importante. Quando fizermos um prato para a passagem de um ano, não devemos fazer com animais que fuçam a terra (porco) ou que cisquem para trás (frango ou peru); pois dizem, que isso atrasa nosso sucesso no ano que se inicia. Então, por vias da dúvida, vamos de peixe, do reinado de Janaína - rainha do mar.

Ingredientes
1,5kg de bacalhau Cod Morhua (do Porto)
500g de batata
5 cebolas médias cortadas em pétalas
4 dentes de alho fatiados1 sache polpa de tomate (500g)
5 tomates sem pele e sem sementes
1 colher de chá de orégano
200g de azeitonas verdes recheadas com pimentão
azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Dessalgue o bacalhau de um dia para o outro. 
No dia seguinte, afervente o bacalhau por cerca de uns 20 minutos. Corte-os em pedaços medianos e reserve.
Em uma frigideira alta, coloque azeite e frite as cebolas e as fatias de alho. Deixe dourar e acrescente os tomates; deixe cozinhando até amolecer o tomate. Acrescente a polpa. Tempere com o sal, a seu gosto. Adicione o orégano e misture bem.
Em uma panela com água fervendo com sal, cozinhe as batatas deixando-as ao ponto de corte para fatiar (nem muito mole, nem dura). Fatie-as e reserve.
Em uma travessa refratária alta coloque azeite no fundo e faça uma camada com as fatias de batatas. Cubra com um pouco do molho de tomate. Faça uma outra camada com os pedaços de bacalhau. Coloque azeite sobre eles e faça outra camada de batatas. Despeje mais um pouco de molho de tomates. Cubra com mais uma generosa camada de bacalhau. Finalize com azeite e as azeitonas. 
Cubra a forma com papel alumínio e leve-a ao forno em fogo médio (180ºC) por 15 minutos. 
Retire o papel e sirva imediatamente.

Feliz Ano Novo!!!!!!

No comments:

Post a Comment