Wednesday, June 26, 2013

Contra Filé de Suíno ao Cabernet Sauvignon

 

Fazer bistecas de porco já é uma prática comum entre aqueles que apreciam esta carne; centenas de receitas são facilmente encontradas na literatura gastronômica e principalmente na internet.
Quando fui ao açougue, procurei algo que fizesse a diferença, como sempre. Queria carne de porco, mas não as convencionais, como lombo, pernil, bisteca ou mesmo o filé mignon. Algo novo, que instigasse a imaginação e o paladar.
Lá estava ela, pendurada no cantinho da vitrine frigorífica, uma peça de contra filé com osso, ou seja, a bisteca inteira. Zé, o açougueiro, foi logo dizendo: Tá no ponto, Luiz. Bem fresquinha. Acabei de cortá-la agora! Mas é claro, que eu comprei a peça e trouxe para casa. Já imaginando qual receita que eu poderia fazer.
Escolhi aleatoriamente, uma que eu já havia pensado, mas ainda não havia feito: Contra filé de Suíno ao Cabernet Sauvignon. O contraste das notas vegetais características da uva cabernet com o sabor encorpado característico da carne de suíno.
Quer a receita, não é mesmo!? Tá bom. Anote.

Ingredientes

1 contra filé de porco, com osso (sem fatiar) de 1,5 kg
3 cebolas médias picadas
1 cebola-roxa picada
1 colher de sopa de alho desidratado
3 talos médios de salsão fatiado bem fino
4 colheres de sopa de mostarda
½ garrafa de vinho Cabernet Sauvignon
5 batatas médias
3 ramos de alecrim
Sal a gosto
Azeite a gosto

Fazendo

Prepare o molho, o qual você irá temperar o porco. Em uma vasilha, coloque as cebolas picadas, o alho, o salsão, a mostarda e o vinho. Misture os ingredientes. Coloque o contra filé em um saco transparente (especialmente para cozinha) ou em uma travessa. Derrame o molho sobre o contra filé e deixe marinando por cerca de 8 horas (de um dia para o outro). Vire de vez em quando para que o molho “regue” a peça por igual.
No dia seguinte, coloque o contra filé em uma travessa e cubra-o com papel alumínio. Leve ao forno e deixe assando em fogo baixo por cerca duas horas. Enquanto isso cozinhe as batatas cortadas em rodelas grossas. Retire o alumínio e deixe assar em fogo médio por cerca de duas horas. Tempere com o sal. Finalize com as batatas cortadas em rodelas grossas e cubra com as folhinhas do alecrim. Sirva imediatamente.


2 comments:

  1. Bom dia! O vinho é seco ou pode ser suave?
    Qual mostarda devemos usar?
    Valeu!

    ReplyDelete
  2. Bom dia! O vinho é seco ou pode ser suave?
    Qual mostarda devemos usar?
    Valeu!

    ReplyDelete