Thursday, May 22, 2014

Bolo de chocolate sem farinha de trigo


Aqui em casa o bolo de chocolate sempre foi um sonho quase inatingível. Por quê? Porque quem não está fazendo dieta, não pode comer glúten (contido na farinha de trigo) ou evita ao máximo comer chocolate por causa das “espinhas” da adolescência.
Tá bom! De vez em quando um “desbundadinha” no cacau não é um pecado tão grave assim. A não ser quem não pode comer glúten; aí não tem jeito. É conformação e pronto.
Sapeando pela internet, vi no site Catraca Livre, uma receita fantástica que pode auxiliar as pessoas que não comem glúten a satisfazerem suas vontades “chocolísticas”. O que vocês acham de um bolo de chocolate que não leva farinha de trigo? Pois bem, existe; e vamos publicar a receita! Lápis e papel na mão para fazer a listinha do supermercado.

Ingredientes

Massa
7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
7 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de margarina
100 g de coco ralado seco
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de chocolate em pó


Fazendo

Bata no liquidificador 7 ovos, 7 colheres de açúcar, 7 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de óleo e 2 colheres de margarina. Retire do liquidificador e misture 100 g de coco ralado seco e 1 colher de fermento em pó. Numa forma redonda (25 cm x 4 cm) untada e forrada com papel-manteiga, despeje a mistura do bolo e leve ao forno a 180ºC por 40 min.

Cobertura
Leve ao fogo 1 lata de creme de leite com soro, 3 colheres (sopa) de água e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó até levantar fervura. Deixe esfriar e cubra o bolo.

Bom apetite!

Frase do dia


Wednesday, May 21, 2014

Restaurantes do mundo e suas belas vistas

6.8 Palopo, lago Atitlan - Guatemala

Blu Bar on 36 - Sidney, Austrália

Bukhari, Uma Paro - Butão

Dasheene, St Lucia - vista mar caribenho

Kupu Kupu Barong Villas, Bali - Indonésia

Le Jules Verne, Paris

Piz Gloria, Mürren - Suíça - vista para os Alpes

Restaurante Delaire Graff, Stellenbosch - África do Sul

Restaurante Skyline, Queenstown, Nova Zelândia

Restaurante Waterfalls, San Pablo - Filipinas

Rosellinis, Ravello - Itália, vista Mediterrâneo

Sierra Mar - Big Sur - Califórnia EUA

Soneva Kiri, Koh Kood - Tailândia

Sunset da Mona Lisa, Cabo San Lucas - México

Tapasake, Ilhas Maldivas

The River Cafe, Brooklyn EUA - vista para o rio East

Torre d'alta mar - Barcelona - vista para o mediterrâneo

Vertigo, Bangkok - Tailândia

Tuesday, May 20, 2014

Que água mineral você bebe?


Sabemos que a água é importantíssima para o pleno funcionamento de nosso organismo. Sendo responsável pelo transporte de nutrientes (vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais) para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo – como a ureia, por exemplo, que é filtrada pelos rins. Além de regular a temperatura do corpo eliminado toxinas através da transpiração e também participar das reações enzimáticas responsáveis por uma boa digestão.
A maioria dos médicos e nutricionistas recomenda a ingestão no mínimo de 8 a 10 copos de água pura, sem contar o consumo de sucos, refrigerantes, chás e café para manter o equilíbrio do organismo. É bom lembrar que a água não possui nenhum valor calórico, portanto pode ser ingerida em grande quantidade, pois, não causará aumento de peso. Bom isso, não?


Para “sorte” da maioria das pessoas que estão de dieta, a água é um dos poucos alimentos que são liberados de forma quase unânime por médicos e nutricionistas é a água. Sendo que o melhor de tudo, é que não há contraindicação.
Mas, você já olhou o rótulo das garrafas de água mineral que existem no mercado? Pois deveria. É de impressionar o que deveria trazer benefícios a nossa saúde, pode causar justamente o contrário se não tomarmos cuidado com os componentes que contêm.


    A quantidade de sódio e a variação desse elemento entre uma marca e outra é de causar engasgos. Tem água mineral que tem mais sódio do que refrigerante. 
   Apesar dos índices serem altos, percebe-se que a maioria das marcas de águas minerais está abaixo do estabelecido pela Agência de Vigilância Sanitária – Anvisa; mas é importante sabermos que as pessoas hipertensas ou com problemas cardiovasculares e renais, devem procurar beber as que possuam menor teor de sódio. 
   Sendo assim, devemos adotar o costume de ao comprar água mineral, verificar a composição química do produto que consta no rótulo da garrafa; pois a água engarrafada que consumimos hoje direto das prateleiras dos supermercados pode não ser adequada para o consumo de todos os públicos.


É preciso que saibamos quais componentes devem ter baixo teor; por exemplo: sódio – cloreto – vanádio – sulfato – bário – nitrato – zinco – lítio.
O sódio deve ser o primeiro fator a ser analisado, mas o ideal é buscar um equilíbrio entre um bom pH, uma quantidade pequena de sódio e bons níveis de outros minerais importantes para a saúde, como o potássio e o magnésio. O pH recomendado deverá sempre ser entre 7 e 10.
A nossa alimentação já tem muito sódio, que consumimos por meio dos produtos industrializados e do tempero que adicionamos, e ainda vamos ingerir mais na água? Ela deveria ser uma fonte de hidratação, e não o contrário — afirma a nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Raquel Dias.
Mas se você optar pela água da torneira (mesmo que passe pelo filtro), saiba que as fontes da água da torneira mudam em cada região ou cidade. Para saber a composição química daquela que chega à sua casa, é preciso solicitar a informação para a companhia de saneamento que a fornece na sua cidade. É obrigação dela, informar. Toda a água fornecida passa por diversas avaliações microbiológicas que precisam garantir sua qualidade.
Mesmo que haja uma grande variedade de produtos com alta concentração de sais minerais e sódio, nenhum composto hidrata mais o atleta do que a água.
     Rica em nitrato de magnésio, nitrato de potássio, nitrato de sódio, sulfato de cálcio e cloreto de sódio, o líquido é responsável por manter a hidratação e repor os sais minerais que foram perdidos por meio do suor enquanto os corredores se exercitam. No entanto, essas substâncias devem ser equilibradas para que a água não faça mal à saúde.
   Existem alguns tipos de água para ajudar em tratamentos específicos. A água ferruginosa, por exemplo, é usada no combate à anemia, enquanto a água sulfurosa, rica em enxofre, pode ajudar nos sintomas de laringites, bronquites e sinusites. 
   Além destas, existe ainda a água radioativa, composta por radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age no sistema digestório e respiratório. Ela pode ser consumida, pois a substância permanece por pouco tempo no organismo.


   Agora que já conhecemos um pouco mais a respeito da água que compramos e que devemos beber, podemos fazer nossas compras com mais cautela.

Monday, May 19, 2014

Good morning with Health!

 

    Uma boa semana a todos, com muita saúde e bom apetite!
   Para começar bem a semana, que tal uma boa vitamina energética, com brócolis, groselha, bananas, morangos, maçã, uma colherinha de mel e um copo de água.

   Saúde!!! 

Friday, May 16, 2014

Frango com Damascos


Promessa é dívida, né gente? Então a gente cumpre com prazer, pois sei que a imagem instiga a imaginação e a boca enche d’água quando a gente vê uma foto de algo que gostamos. Imaginamos o gosto, a textura, o aroma; enfim, saber a receita é pelo menos, uma forma de abrandar o desejo de comer algo saboroso – ainda que para os olhos inicialmente.
O almoço de hoje, foi mais um exercício do que venho estudando com entusiasmo, que é a culinária mediterrânea. A diversidade de ingredientes nos proporciona a escolha de diversos pratos daquela região e que dificilmente alguém deixaria de gostar. Até porque, a maioria são pratos bem conhecidos na maior parte do Brasil.
De manhã, publiquei no facebook, o cardápio do que teríamos para o almoço:

Arroz com lentilhas com cobertura de cebolas crocantes.
Fatias de berinjelas gratinadas, tomates picados, gengibre em pó e queijo parmesão.
Filés de frango ao forno com páprica sob crosta de damasco.

        Para sobremesa sugeri um creme de abacate, mas nem rolou. Outro dia eu digo como fazer.
        Bem, a pedido da nossa amiga Cleuda Sousa, vamos a receita do frango com damascos.
     Inicialmente, quero dizer, que por motivos de dar maior agilidade no preparo do almoço, modifiquei a receita do frango. Em vez de fazê-lo ao forno, preferi fritá-lo na chapa. Ressaltando que não houve perda da qualidade do sabor, mantendo-o com baixo teor de gordura. Frigideiras antiaderentes são ótimas para esta ocasião.
        Prontos para salvar a receita em seus arquivos? Então anotem!


 Ingredientes

1 kg filé de peito de frango
1 cebola média cortada em pedaços pequenos
1 colher de sopa de alho fatiado
1 colher de chá de gengibre em pó (ou ralado)
1 colher de sopa de páprica doce (ou picante)
1 colher de sopa de lemon pepper
3 colheres de azeite extra virgem
1 cálice de vinho branco branco seco
50 g de damasco seco (cerca de 10 unidades)
1 colher de chá rasa de sal

Fazendo

Lave os filés em água corrente e corte-os ao meio para que não fiquem tão grossos. Coloque-os em uma forma e reserve-os.
Em uma vasilha, junte os demais ingredientes (exceto o damasco) e misture bem de forma bem homogênea.
Despeje a mistura sobre os filés, de tal forma que o molho regue todas as partes. Feche a forma ou envolva-a em plástico PVC. Leve a geladeira e deixe marinando por 2 horas.
Corte o damasco em pedaços bem pequenos. Reidrate-os em água morna. Reserve.
Frite os filés em uma frigideira antiaderente (use pouco azeite na fritura). Coloque-os em um prato ou travessa e reserve.
Cozinhe os pedacinhos de damascos em uma panela, utilizando o resto da água que sobrou. Deixe cozinhar até que a água seque ou eles fiquem macios. Quando estiverem prontos, coloque-os sobre os filés e sirva imediatamente.

Bom apetite!

Phrase of the day - Frase do Dia

Tuesday, May 13, 2014

13 de maio - Dia dos Chefs

Creepy_Chef Photo by RakaiThwei

Neste dia, desejo a todos aqueles que fazem 
do ato de cozinhar um ato de amor!

Parabéns a todos os chefs, cozinheiros e cozinheiras do mundo!

Saturday, May 10, 2014

Feliz Dia das Mães



      Dia das mães. Um dia de reverenciarmos a quem teve o dom de gerar uma vida ou tantas quantas foram necessárias na perpetuação de nossa família. Quem nos deu as primeiras lições de vida na nossa tenra idade e que nos acompanha até hoje, seja aqui ou em outro plano espiritual.
   Dia das mães. Dia de festa. Dia de lembramos de nossa mãe terrena e orarmos a mãe do menino Deus, pedindo que abençoe a todos seus filhos e aos filhos de seus filhos.

     Desejo a todas as mães que tenham um dia pleno de Luz, Paz e Amor!


     Cozinhando com Amigos