Tuesday, February 7, 2017

Berinjela lowcarb


Voltando de um período de férias, o ano inicia para mim com um tanto de novidades em nosso bistrô. Estou introduzindo alguns pratos com o conceito “lowcarb” como conhecem alguns ou “paleo” como chamam outros. Isto vem ampliar um tanto o cardápio, mas nada que vocês talvez já conhecessem e não sabiam que poderia fazer parte desta “nova” dieta.
Alguns nutricionistas e nutrólogos não gostam da palavra “dieta” aplicada a este conceito, por considerarem que isto não é uma dieta temporária que uma pessoa utiliza apenas para emagrecer. Depois de emagrecer, a pessoa pode chutar o balde e voltar a comer o que quiser.
Mais do que um conceito, a dieta (ops, desculpem!) é uma reeducação alimentar; a qual você poderá fazer uma infinita combinação de cardápios que não contenham carboidratos (farinhas refinadas em geral) e também açúcar.
Enfim, não vou me alongar muito em explicações técnicas, pois não é minha praia. Vocês podem pesquisar isto na internet, que tem muita coisa a ser estudada.
O que vou mostrar a vocês, é um prato simples que podemos fazer com poucos ingredientes e é bem rápido – Escabeche de berinjela.


Ingredientes

1 berinjela grande cortada em cubinhos
1 cebola média cortada e pétalas
1 cenoura cortada em cubinhos
Um punhado de tomates cereja
1 colher de sopa de alho-poró fatiado bem fino
150 g de mozarela ralada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite extra-virgem

Fazendo

Em uma frigideira de borda alta, coloque o azeite e refogue a cebola. Adicione a berinjela e o alho-poró até ficarem bem macios ou cozidos. Coloque ½ xícara de água, adicionando a cenoura. Tempere com o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe a cenoura cozinhar até ficar bem macia.
Assim que a cenoura estiver macia, escorra o caldo da frigideira e transfira a mistura para uma forma refratária. Cubra com a mozarela ralada e leve ao forno, na posição grill, até que derreta a mozarela.
Sirva imediatamente!

Este prato pode servir de acompanhamento a sobrecoxa de frango grelhada, um bom assado de carneiro, ou carne assada.

Esta receita serve duas pessoas.

1 comment:

  1. Ola
    Pode informar por gentileza onde e quando usar os tomates cereja?
    Grata
    Vivi

    ReplyDelete