Wednesday, August 24, 2011

Arroz de Lingueirão

    Foto: Jorge Nunes



Antes que me perguntem, vou logo avisando, que esse prato não é fácil de fazer. Porque? Por que seu principal ingrediente só será encontrado no litoral d’álem-mar...isso mesmo, em Portugal. Um prato típico, muito saboroso, o arroz com lingueirão é um dos mais apreciados pelos portugueses, principalmente, os que vivem à beira-mar.
Também conhecido por “navalha” ou “canivete”, o lingueirão é um molusco, tal qual o marisco (mexilhão), as vieiras e as ameijoas. Seu formato inusitado, é que faz com que seja conhecido por esses nomes.


O lingueirão é encontrado em grandes areais que ficam a descoberto na maré baixa, nestes locais é comum vermos muitas pessoas com uma embalagem com sal refinado na mão, que serve para colocar no buraquinho feitos por estes moluscos na areia e em seguida capturá-los quando estes saem à superfície, para retirar o sal que os incomoda. Muito utilizado na pesca embarcada em alto mar, especialmente na pesca do sargo.
Sempre deve-se ter cuidado com os moluscos, porque vivem em zonas costeiras onde as águas são mais poluídas e devido à sua grande capacidade filtradora, podendo acumular toxinas presentes na água ocasionando eventualmente, algum tipo de patologia digestiva. Por esse motivo é  arriscado colher ou comprar moluscos de locais onde não se tenha a garantia de sua qualidade. 


No comércio, devem ser adquiridos muito frescos, se possível ainda vivos e consumidos no próprio dia ou no dia seguinte. A sua frescura é reconhecida pelas cascas fechadas ou que fecham quando são tocadas. Conchas abertas, muito leves e/ou de som oco devem ser rejeitadas. Porém, hoje em dia, é possível adquirir moluscos congelados ou em conserva, de boa qualidade.
Então, bom apetite!

Ingredientes

(para duas pessoas)

½ kg de lingueirão
150 g de arroz
½ pimentão vermelho
1 cebola grande
1 folha de louro
1 dente de alho
Azeite extra-virgem, sal e pimenta q.b.

Modo de fazer
Lava-se bem o lingueirão. Depois leva-se ao fogo para abrir e filtra-se a água, pois é aproveitada para fazer o arroz. Numa panela, faz-se o refogado com o azeite, a cebola bem picada, o dente de alho inteiro e esmagado e a folha de louro. Pronto o refogado, junta-se o lingueirão, já cortado em pedaços. Deixe apurando um pouco e adicione a água do lingueirão juntamente com o arroz, corrigindo os temperos.
Se desejar, finalize o prato com salsinha fresca picada.

1 comment: