Friday, September 30, 2011

Os Fogões do mundo - Parte I

 

   Desde os primórdios da civilização, quando o homem aprendeu a dominar o fogo, a maneira de cozinhar o alimento, veio evoluindo. De forma gradual, o homem veio aprendendo a engenharia da culinária em relação ao uso do fogo.
   Demorou um tanto até chegarmos a utilização de fogões e fornos. E são estes equipamentos, que Cozinhando com Amigos, vem mostrar em fotos, o quanto a cozinha modificou-se. Se hoje temos tecnologia de ponta para nos auxiliar, vejam como eram as maravilhas da época - séculos 16 até o século 19.
   Imagino que os sabores deveriam ser bem diferentes. Talvez mais apurados pelo uso de lenha, talvez pela maestria de cozinhar em fogo alto com atenção redobrada, para que não se queimassem os alimentos. Dando a percepção intuitiva e do sentir, no preparo de pratos que até hoje fazem parte das principais mesas do mundo.
   Mas o fogão não teve participação apenas na cozinha, muito foi usado nas salas, como um "aquecedor", pois era ali que se preparavam chás e samovares e recebiam-se visitas. Por isso, muitos foram construídos como verdadeiras obras de arte, a compor a decoração das salas europeias com todo o glamour que se requeria na época.
    Bom passeio!....e Bom Apetite!

 



 





 

2 comments:

  1. Luiz, ten un blog moi interesante e delicioso. É un verdadeiro pracer navegar con vostede.
    Un saúdo e ata a volta.

    ReplyDelete