Saturday, September 24, 2011

Pequeno Grande Sabor

 

    Voces conhecem essa frutinha? Talvez vocês a tenham visto decorando tortas nas confeitarias de seu bairro. Impressionante sua aparência exótica e delicada que dá um toque refinado a qualquer que seja a sua utilização - tortas, doces, saladas, etc.
    Estou falando da Physalis, uma frutinha que por incrível qie possa parecer, é tipicamente brasileira. A variedade Physalis angulata é bem popular nas regiões do norte e nordeste do Brasil, sendo encontrada brotando espontaneamente nos quintais das casas. Ela recebe nomes curiosos como bucho-de-rã, mata-fome, camapum, joá-de-capote e bate-testa.
    Sua delicada beleza inspira o uso como toque decorativo. Mas a Physalis, que faz parte da família do tomate e tem sabor doce e ligeiramente ácido, é uma fruta para ser consumida in natura e também rende deliciosos sorvetes e geléias, combina também com chocolate e pode ser usada no preparo de molhos para saladas e carnes.
   Cozinhando com Amigos, traz duas receitas que esperimentamos e gostamos muito. Tenho certeza que vocês também a preciarão: Linguado ao molho de physalis e Tiramisu de physalis. Então, vamos às receitas?....Bom apetite!


Linguado com molho de physalis

Ingredientes
180 g de filé de linguado
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
24 unidades de physalis
1/2 limão
1 colher (sopa) de azeite
1/2 copo de vinho branco seco (para redução)
1 pires de minirrúculas "ciboulette" para decorar
Sal e pimenta a gosto

Passo a passo

Tempere os filés com limão, azeite, sal e pimenta. Reserve.
Em uma frigideira anti-aderente, grelhe os filés de linguado por um minuto de cada lado.
Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Desligue o fogo e reserve.
Liquidifique 20 physalis e passe numa peneira. Em uma tigela, misture a polpa da fruta com o iogurte, o vinagre balsâmico e uma pitada de sal.

Montagem: no centro do prato, disponha o filé e cubra metade com o molho de physalis. Ao lado, distribua as minirrúculas e decore com as quatro physalis restantes e a "ciboulette".

Receita do chef José Luis Balon, do restaurante Mercearia do Francês em São Paulo




 

 
Ingredientes

3 gemas peneiradas
150g de açúcar
700g de cream cheese
3 claras batidas em ponto de neve
300ml de café forte sem açúcar
1/3 de (chá) de grappa ou cointreau
50 biscoitos champagne
cacau em pó para polvilhar 2 colheres de canela em pó para polvilhar
200g de physalis para decorar (acrescentei por minha conta)
 
Modo de fazer

Numa batedeira bata 3 gemas peneiradas com 150 g de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente 700 g de queijo cream cheese e bata. Desligue a batedeira e com o auxílio de um pão duro incorpore levemente (no creme) 3 claras batidas em ponto de neve. Reserve.

Num recipiente raso misture 300 ml de café forte sem açúcar com 1/3 xícara (chá) de grappa (ou conhaque). Molhe 50 biscoitos champagne, um por um, nesta mistura.

Montagem: Numa fôrma retangular (22cm X 35 cm) faça uma camada com os biscoitos embebidos no café. Cubra com uma camada do creme de queijo. Faça novamente outra camada de biscoitos embebidos no café e finalize com uma camada do creme.

Leve para gelar por 4 horas. Na hora de servir, polvilhe cacau em pó. Eu usei tanto o cacau em pó como a canela em pó e finalizei com physalis.

Receita de Ana Kaddja

4 comments:

  1. grata por compartilhar informarções agradaveis sobre
    Physalis
    hummmmm

    ReplyDelete
  2. Ora, não seja por isso. É um prazer escrever sobre coisas interessantes do universo gastronômico.

    Volte mais vezes e aproveite bem!

    Luiz

    ReplyDelete
  3. Surpresíssssssssima !!!!!!!!!!!
    Passei a minha infância mais estourando o camapum (faz um barulhinho legal) do que comendo. Deixa eu explicar: morava em Macapá, capital do Amapá, lá na cabeça do Brasil (região norte) e por lá essa frutinha é mato e deparo com essa boa surpresa do aproveitamento alimentício do camapum, pois nunca soube que alguém o aproveitasse para nada.
    Obrigada por repartir seus conhecimentos.

    ReplyDelete
  4. Pois é Beta,

    O Brasil possui uma diversidade de ingredientes naturais que a maioria das pessoas não conhece. Uma terra abençoada pela natureza. Cabe a nós, conhecer mais nossas riquezas e compartilhá-las com os demais.

    Beijo!

    ReplyDelete